Campanha ‘Mascara Legal’ distribui mais de 2 mil itens de proteção

9 de maio de 2020 14:55

Por: Marcelo Andrade – maransantos@sorocaba.sp.gov.br

Cerca de duas mil máscaras faciais de tecido foram entregues às pessoas que passaram de carro, ou caminhando, pela avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, na manhã deste sábado (09), na campanha Máscara Legal, numa iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a Urbes — Trânsito e Transportes, Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e Fundação Cultural Cruzeiro do Sul. A campanha é mais uma ação do poder público municipal na prevenção e combate ao coronavírus (Covid-19). A ação, que começou às 10h e se estendeu até as 13h, continua na próxima quinta-feira (14), desta vez nos terminais do transporte urbano municipal, Santo Antônio e São Paulo, das 15h às 18h.

Parte das máscaras entregues neste sábado (09) é resultado da produção das cooperadas da Coopereso, na oficina de costura da Uniten. Todas as máscaras entregues estavam embrulhadas individualmente e foram acompanhadas de um folheto explicativo sobre a importância de seu uso como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus.  Durante a campanha, os agentes de trânsito da Urbes orientaram aos motoristas que trafegavam no local em direção ao ponto de distribuição das máscaras, em frente à sede do Jornal Cruzeiro do Sul e da rádio Cruzeiro FM.

De acordo com o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Maurício Mota, cinco mil unidades foram produzidas pelas mulheres da Coopereso. “Na ação deste sábado entregamos cerca de duas mil máscaras. Já na próxima quinta-feira essa ação continua. Dessa vez nos dois terminais do transporte público municipal. Importante esclarecer que a maior parte desse material vem da parceria da Prefeitura com o Fundo Social de Solidariedade. Outras máscaras têm vindo por meio de doações de empresas”, ressaltou o secretário.

Marco Aurélio Lahan Dottori, membro do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral, mantenedora do Jornal Cruzeiro do Sul, e Gerdy Rodrigues da Silveira, presidente da Diretoria Executiva da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, que mantém a Cruzeiro FM 92,3, participaram do evento e destacaram a importância da campanha e da parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba. “Em um momento tão delicado como esse que Sorocaba e o Brasil estão passando, nós não poderíamos fugir dessa nossa obrigação em ajudar a cidade que nos acolheu”, disse Dottori. “Nós precisamos fazer essas máscaras chegarem às pessoas que precisam”, completou Gerdy.

O casal Rodrigo de Souza Oliveira e Maria Isabel dos Santos Oliveira, ficou sabendo da campanha de doação e fez questão de comparecer ao evento para garantir cada um a sua máscara de proteção. “Essa iniciativa da Prefeitura é fundamental, pois num momento como este que estamos passando tomar as medidas de segurança é fundamental”, disse Rodrigo.

O marceneiro João Batista Campos, de 56 anos, também garantiu a sua máscara facial de tecido doada pela campanha. “Já tenho uma máscara de tecido, mas como muitas vezes preciso sair para a rua para fazer compras e outras necessidades, é fundamental termos mais uma proteção por garantia”, disse.

21 de setembro de 2020 12:02