Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Desfile cívico de 9 de julho não será realizado em Sorocaba este ano

7 de julho de 2020 17:53

Por: Secom/Secult


Que 9 de julho é feriado, não é novidade para ninguém. Mas o que nem todos sabem é o que significa esta data. O feriado comemorado apenas no Estado de São Paulo é uma homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, um dos acontecimentos mais marcantes do Brasil.

Este ano, porém, devido à pandemia do coronavírus, o feriado foi antecipado para o dia 25 de maio como uma tentativa de incentivo ao isolamento e para evitar aglomerações, não haverá o tradicional desfile cívico.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado ocorrido em São Paulo (na capital e no interior), que teve início no dia 9 de julho e durou até o mês de outubro, e contou com o apoio de estudantes, intelectuais e políticos que tinham como objetivo impedir a continuação do governo provisório de Getúlio Vargas, exigir uma nova Constituição e eleições presidenciais. O conflito terminou com a rendição do Exército Constitucionalista em 2 de outubro e com um total de 934 mortos.

O resultado dessas ações é que a revolta civil fez com que o governo acabasse com o perfil revolucionário do regime em maio de 1933, quando foram realizadas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, que mais tarde elaboraria a Constituição de 1934, responsável por trazer novidades como a instituição do voto feminino e da Ação Popular.

Foi o Projeto de Lei nº 710/1995 que deu origem à Lei Estadual nº 9.497, de 5 de março de 1997, na qual instituiu o 9 de julho como feriado no Estado de São Paulo.

As repartições públicas funcionarão normalmente neste 9 de julho. Para acompanhar as atividades da Secult, siga a página da “Secretaria da Cultura de Sorocaba” no Facebook e o perfil “secult.sorocaba” no Instagram.


Saiba mais