Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Metareciclagem funciona em novo horário e com medidas de segurança 

5 de junho de 2020 15:53

Por: Sedettur/Secom




O Projeto Metareciclagem está com novo horário e novas normas de funcionamento. A medida faz parte do processo de flexibilização adotado pela Prefeitura de Sorocaba para a retomada gradual do atendimento presencial aos munícipes, sempre observando as normas de segurança adotadas no enfrentamento à disseminação do novo coronavírus. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), o Metareciclagem agora funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30 ininterruptamente.

Localizado na Avenida Nove de Julho, 1.066, na Vila Barão, o Metareciclagem é o local adequado para o descarte correto de equipamentos eletrônicos que estejam em desuso por empresas e pela população em geral. Todo o material recebido em doação pelo projeto é direcionado para a Cooperativa de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso) – com quem foi firmada uma parceria, para que ele seja desmontado e comercializado como sucata eletrônica. Isso evita que TVs, rádios, computadores, celulares, eletroeletrônicos, impressoras, monitores e outros equipamentos que estejam em desuso sejam descartados de forma irregular em locais inapropriados, como terrenos baldios, por exemplo.

Além de um posto de captação de eletrônicos, o projeto conta ainda com um telecentro, disponibilizado para a comunidade. O acesso e uso dos equipamentos disponíveis ali também precisaram passar por algumas adaptações para garantir o distanciamento seguro entre os usuários do ambiente, que recebeu sinalização demarcatória tanto de solo quanto no seu mobiliário interno. O acesso ao local também só é possível com o uso obrigatório de máscaras, ainda que caseiras.

“Estamos adotando as medidas necessárias para garantir a segurança e o funcionamento do espaço”, destaca a coordenadora do Metareciclagem, Nadia Feitosa. Ela lembra que a população pode aproveitar este período da quarentena para identificar em suas casas equipamentos eletrônicos que possam ser descartados de forma adequada e se programar para levá-los até a sede do Metareciclagem.

“É importante que a população dê uma destinação responsável a esses equipamentos, que não devem e nem podem ser descartados no meio ambiente. O Projeto Metareciclagem existe exatamente para isso e cumpre também uma função social, com o telecentro e com essa parceria com a Coopereso, com a destinação dos equipamentos inservíveis para reciclagem”, frisa o secretário Fernando Oliveira.

O Metareciclagem recebe equipamentos eletrônicos e de informática de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, em sua sede na avenida Nove de Julho, 1.066. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3417.38825 ou pelo email meta.recicla@gmail.com.


Saiba mais