Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura cede áreas públicas para transferência de três companhias da Polícia Militar

8 de julho de 2020 19:03

Por: SECOM/GABINETE


A Prefeitura de Sorocaba concedeu à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo o uso de duas áreas da administração municipal para que o 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (7º BPM/I) possa dar andamento ao processo de reestruturação de suas companhias, visando reforçar o policiamento nos bairros. Os decretos que dispõem sobre a cessão de uso dos imóveis foram publicados na edição do último dia 6 do jornal Município de Sorocaba.

Nesta quarta-feira (08), a prefeita Jaqueline Coutinho se reuniu com o coronel Aleksander Toaldo Lacerda, comandante do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), e com o tenente-coronel Fernando de Agrella, que esta à frente do 7º BPM/I, para oficializar a cessão. A prefeita esteve acompanhada pelos secretários de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Maurício Mota, e de Comunicação, Marcelo Andrade. O vereador Hudson Pessini também esteve presente.

Uma das áreas, de acordo com o decreto 25.804, faz a cessão a título precário, por 60 meses, do imóvel onde até há pouco tempo funcionava o refeitório dos servidores públicos municipais, já que a administração passou a conceder vale-refeição. A área fica próxima à Prefeitura, no Alto da Boa Vista. A outra área, destinada à Polícia Militar é aquela onde funcionava o antigo restaurante e a administração do aeroclube local, na Vila Angélica, e tem de 4.542,84 metros quadrados.

O imóvel localizado no Alto da Boa Vista deverá receber a 4ª Companhia,  atualmente centralizada no quartel onde funcionam o CPI-7 e o 7º BPM/I. A 4ª CIA é a responsável pelo policiamento na região Leste de Sorocaba. O espaço da Zona Norte, segundo explicou o tenente-coronel Fernando de Agrella, será a sede das 1ª e 2ª Companhias, responsáveis, exatamente,  pelo atendimento da região para onde será transferida.  “Temos que agradecer à Prefeitura de Sorocaba, na pessoa da prefeita Jaqueline Coutinho, por realizar a cessão dessas duas áreas que, para nós, é fundamental no plano de reestruturação das companhias”, disse o comandante. O funcionamento das novas sedes deverá ocorrer num prazo de dois meses.

A prefeita Jaqueline Coutinho também destacou a importância desse processo de descentralização das companhias, que ajudará a reforçar o policiamento e a sensação de segurança nos bairros. “Também quero destacar a importância do trabalho conjunto entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e a Guarda Civil Municipal”, disse a prefeita.

Ainda durante o encontro, o coronel Aleksander Toaldo Lacerda confirmou, quando perguntado pelo vereador Hudson Pessini, que até o final deste ano uma unidade do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) deve ser implantada na região de Sorocaba.


Saiba mais