Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Secult celebra Semana do Ferroviário com a campanha “Memórias de um ferroviário”

23 de abril de 2020 16:57

Por: Secom/Secult


Na próxima quinta-feira (30) é comemorado o Dia do Ferroviário, em razão da inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil, a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, ou como é conhecida hoje, a Estrada de Ferro Mauá, construída pelo Barão de Mauá no dia 30 de abril de 1854.

Em homenagem à data, a Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), organiza a campanha “Memórias de um ferroviário”, tendo como público-alvo ex-ferroviários e/ou familiares de ferroviários. A ideia é que essas pessoas possam auxiliar enviando um vídeo com relatos de suas experiências e memórias da ferrovia sorocabana, além de casos curiosos que aconteciam e como a ferrovia impacta e impactou em suas vidas.

Os vídeos podem ser enviados até o dia 28 de abril (terça-feira) para o e-mail secultsorocaba@gmail.com para serem divulgados ao longo da Semana do Ferroviário, entre os dias 27 de abril e primeiro de maio. É importante que o vídeo seja gravado na horizontal e que o áudio e a imagem estejam com qualidade boa. Em caso de grande quantidade de envio, será feita uma curadoria para analisar qual vídeo divulgar.

A ferrovia teve grande importância tanto no transporte de passageiros, quanto de cargas, para a construção e história do Brasil; contribuindo, também, para  com a história e desenvolvimento de Sorocaba, auxiliando na difusão do nome da cidade, inclusive após a criação da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em 1870, por empresários sorocabanos liderados pelo comerciante de algodão Matheus Maylasky.

Em março de 1997, o MEFS foi constituído no governo estadual de Mário Covas e está localizado na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária.

Para mais informações ou dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail: secultsorocaba@gmail.com ou pelo WhatsApp da Secult: (15) 99111.9505.

Para uso da imprensa

Data: 23.04.20

SECOM/SECULT


Saiba mais