Serpo e SAAE ampliam trabalho de desinfecção de áreas

6 de maio de 2020 17:52

Por:

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sorocaba continuam realizando e ampliando o trabalho de desinfecção das áreas externas de unidades de urgência e emergência e de espaços públicos com grande circulação diária de pessoas, como os terminais de ônibus e a Estação Rodoviária. O serviço é realizado durante a noite/madrugada e envolve equipes treinadas que realizam a aplicação de uma solução à base de água e hipoclorito. Em cada dia de serviço realizado são consumidos 14 mil litros da solução – 10 mil pelas equipes da Serpo e outros 4 mil pelas do SAAE. O objetivo da ação, determinada pela Prefeitura de Sorocaba, é o de atuar no combate ao novo coronavirus.

O SAAE, que faz a desinfecção das áreas externas das principais unidades de saúde do município que atendem urgências e emergências (UPHs Norte, Leste e Oeste, o Pronto Atendimento do Parque das Laranjeiras e a UPA do Éden) há mais de um mês, incluiu a área externa do Clube do Idoso no seu roteiro desde a última sexta-feira. O Clube do Idoso está sendo usado pela Secretaria da Cidadania para abrigar pessoas em situação de rua. O trabalho do SAAE obedece a um calendário pré-definido semanal de visitas às unidades.

A Serpo, que inicialmente faria o trabalho nos terminais Santo Antônio, São Paulo e Estação Rodoviária, ampliou sua atuação para as Áreas de Transferência, Mercado Municipal e para o entorno dos Hospitais Regional e Santa Lucinda. Além do uso de um caminhão, que atua na aspersão da solução nas áreas externas, outras equipes usam pulverizadores costais que permitem que a solução de hipoclorito possa ser aplicadas locais onde o acesso em gradis, catracas, guichês, postes internos de sinalização e outros equipamentos.

O caminhão equipado com mangueiras com jatos de alta pressão permite que a cobertura de uma área grande seja agilizada e o trabalho com as equipes como pulverizadores costais garante que a solução desinfectante chegue a superfícies menores e inacessíveis a veículos maiores. O trabalho das equipes da Serpo é realizado diariamente, também durante a madrugada, quando os locais ficam praticamente desertos, e permitem que esses ambientes amanheçam desinfectados.