Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Atividade do “Sema vai à sua Casa” faz relação dos problemas causados pelas queimadas com a Covid-19

10 de junho de 2020 11:15

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), lança nesta quarta-feira (10) a 15ª edição do projeto “Sema vai à sua Casa”. Desta vez, a atividade on-line e gratuita visa sensibilizar pais e filhos sobre os problemas ocasionados pelas queimadas urbanas, tanto ao meio ambiente, quanto para a saúde, principalmente nesta época da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O material intitulado “Queimadas x Covid-19” já pode ser acessado no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/sema-vai-a-sua-casa/.

O projeto “Sema vai à sua Casa” visa levar temas ambientais que normalmente são oferecidos em atividades nos parques ecológicos (que estão fechados temporariamente), de uma forma on-line, para que os pais e filhos que estão em casa neste momento de isolamento social em razão da pandemia possam, de uma forma divertida e lúdica, aprender mais sobre meio ambiente, além de fortalecer os vínculos familiares.

A atividade educativa ainda integra a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas 2020, que visa aproveitar esta época do ano de estiagem para alertar a população sobre os riscos à saúde pública e ao meio ambiente ocasionados pelas queimadas e reduzir o número de ocorrências no município.

Acessando o material, pais e filhos vão poder aprender mais sobre as queimadas, as causas, os problemas gerados e como cada um pode ajudar no combate e na prevenção de incêndios na cidade. A ideia também é mostrar qual a relação da queimada com a pandemia da Covid-19. Uma delas é que a fumaça das queimadas pode afetar o sistema respiratório e potencializar os sintomas de quem está com o novo coronavírus.

A população pode encontrar todas as atividades do projeto “Sema vai à sua Casa” no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/sema-vai-a-sua-casa/. Os temas das edições anteriores são: “Alimentando-se como os animais do zoo de Sorocaba”, “As aves de Sorocaba”, “Os peixes de Sorocaba”, “Exercitando-se como os animais do zoo”, “A água e os animais do zoo (Especial Ciclo Siete – Dia do Planeta Terra”, “A Vida dos Insetos”, “Água – O nosso recurso precioso”, “Conhecendo o Pau-Brasil (Especial Dia do Pau-Brasil)”, “Os 3Rs e o reaproveitamento de materiais domésticos”, “O Rio Sorocaba”, “Bem-Estar dos Animais”, “A floresta na minha casa”, “A Mata Atlântica e os Animais do Zoo (Especial Dia da Mata Atlântica)” e “Mudanças Climáticas (Especial Dia Mundial do Meio Ambiente)”.


Saiba mais