18 de Maio é o Dia Internacional dos Museus

18 de maio de 2020 15:32

Por: Secom / Secult

Comemorado em todo o mundo, anualmente, o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), atribuindo ao 18 de maio sua data celebrativa. No Brasil este dia coincide com a celebração da Semana Nacional de Museus que, neste ano, será realizada de 18 a 24 de maio.

O objetivo da data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os espaços culturais onde são apresentadas exposições de obras artísticas sobre os mais variados temas, estilos e épocas, seja de arte moderna, clássica, ou contemporânea.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura, inaugurou o Museu Histórico Sorocabano (MHS), em 1954, um espaço para preservar a memória da cidade e das pessoas que ajudaram a construí-la, focando no resgate do legado de povo sorocabano. Além do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), que foi constituído em 1997, cuja principal temática é a preservação da história e memória da Estrada de Ferro.

A Pinacoteca Municipal também enriquece culturalmente a cidade, pois possibilita que haja um espaço democrático e público para a exibição, preservação e pesquisa das artes visuais. O Casarão de Brigadeiro Tobias atualmente abriga o Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo, que busca preservar e divulgar esse importante ciclo ligado à História de Sorocaba, por meio de exposições permanentes e periódicas. Além disso, o espaço promove eventos e atendimento a grupos escolares e ao público interessado na temática.