45 novos residentes iniciam na Secretaria da Saúde

9 de março de 2020 12:12

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

No dia 2 de março, 45 novos residentes da área da saúde iniciaram na Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba. A integração dos profissionais ocorreu no Salão de Vidro do Paço Municipal e contou com a presença do secretário da Saúde, Ademir Watanabe.

De acordo com a Divisão de Educação em Saúde, setor responsável pelos programas de residência, 12 residentes são do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental com Ênfase na Atenção Básica das áreas de psicologia; terapia ocupacional; educação física; serviço social e fisioterapia. Outros 22 residentes pertencem ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e atuarão nas áreas de enfermagem; odontologia; psicologia; serviço social; terapia ocupacional; fisioterapia; farmácia e educação física. Já oito residentes são médicos e trabalharão no Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade. Três outros residentes do Programa de Residência Médica em Psiquiatria tiveram sua integração no Hospital Santa Casa de Sorocaba.

Os programas de residência em saúde constituem-se em ensino de pós-graduação lato sensu, destinados a profissões em nível superior da área de saúde, sob a forma de curso de especialização em áreas estratégicas do SUS (Sistema Único de Saúde) tendo por objetivo o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico dos envolvidos bem como a melhoria contínua da assistência à saúde da comunidade.

A Residência possui duração de 24 meses, contabilizando uma carga horária total de 5.760 horas, respeitando-se a carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, sendo 80% práticas e 20% teórica/teórico-prático. As atividades são realizadas predominantemente nas Unidades de Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba, bem como demais serviços que compõem a rede de saúde loco-regional.

1 de outubro de 2020 12:11

21 de setembro de 2020 12:02