Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Abastecimento de água será interrompido nesta 5ª feira para instalação de válvula reguladora

24 de junho de 2020 13:10

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba dá prosseguimento nesta quinta-feira (25) às ações do seu programa de combate às perdas de água, instalando mais uma válvula reguladora de pressão, desta vez na esquina da avenida Antônio Carlos Cômitre com a rua Euclides de Moura, das 7h30 às 12h30, período em que o abastecimento de água permanecerá interrompido nos bairros Campolim, Portal da Colina e jardins Judith, Emília, Isaura, Santa Fé e Ângelo Vial.

Para que os reflexos da interrupção da distribuição de água sejam minimizados, a autarquia orienta os munícipes residentes nos bairros envolvidos a manterem seus reservatórios (caixas d’água) em nível máximo na véspera da intervenção programada, e a partir de então fazer uso da água com a máxima economia.

Assim que o trabalho estiver concluído, a rede de distribuição que receberá a VRPs será novamente colocada em carga e o abastecimento começará a ser retomado.

Com mais essa instalação a autarquia chegará a onze válvulas reguladoras implantadas, de um total de dezenove programadas. De acordo com o diretor-geral do Saae/Sorocaba, engenheiro Mauri Gião Pongitor, as válvulas reguladoras estão sendo instaladas em regiões onde foram detectadas ocorrências de vazamentos acima da média considerada normal, devido às pressões elevadas nas redes de distribuição, e com a implantação das VRPs essa situação será regularizada, contribuindo para a diminuição dos índices de perdas no sistema.

Essa ação integra a segunda etapa do programa de redução de perdas da autarquia. Na primeira fase, já concluída, ocorreu a instalação de dezenove macromedidores, que são hidrômetros destinados a registrar grandes volumes de água.

Com esses aparelhos, implantados nas saídas das Estações de Tratamento de Água e dos Centros de Distribuição, além de redes de distribuição, será possível medir o volume exato de água distribuído em determinada região ou bairro, para que seja confrontado com o volume medido nos hidrômetros instalados nos imóveis, o que possibilitará a delimitação das áreas em que estão ocorrendo fugas (vazamentos), fraudes e furtos no sistema, para que então sejam corrigidos e eliminados.


Saiba mais