Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Abastecimento será interrompido para instalação de uma válvula reguladora

3 de setembro de 2020 16:25

Por: Carlos Lara, Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba precisará interromper o abastecimento de água na próxima terça-feira (08/09), das 8h às 14h, nos jardins Emília e Judith e no Residencial Monte Carlo para a instalação de uma válvula reguladora de pressão na rua Ana Carmela Jurado Ferro, próximo da esquina com a rua Antônia Festa Casali, zona sul da cidade.

A intervenção integra o programa de redução de perdas de água nas redes de distribuição da autarquia, ao lado de outras ações, como a instalação de macromedidores e setorização do sistema, que permitem a medição exata do volume de água que é distribuída numa determinada região ou bairro, que é confrontada com o volume medido nos imóveis residenciais, comerciais e industriais. Com a definição da diferença entre os números, é possível determinar as fugas de água e localizá-las e detectar e eliminar situações de vazamentos, furto de água e fraudes e violações nos hidrômetros.

As válvulas reguladores, especificamente, têm a função de corrigir e equilibrar as pressões nas redes de distribuição, de acordo com o consumo que está ocorrendo, e desta forma minimizar as ocorrências de vazamentos.

A orientação da autarquia aos munícipes residentes nos bairros envolvidos é para que mantenham os reservatórios (caixas d’água) de seus imóveis com capacidade máxima na véspera da intervenção programada e a partir de então passem a fazer uso da água com a máxima economia, para que transtornos sejam evitados.

Tão logo o trabalho seja concluído, a rede de distribuição interrompida para a instalação da válvula reguladora será novamente colocada em carga e o abastecimento começará a ser normalizado gradativamente.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02