Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Controle de perdas interrompe abastecimento 5ª feira

18 de fevereiro de 2020 16:51

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


As ações do programa de combate e controle de perdas no sistema de distribuição de água da cidade terão prosseguimento nessa quinta-feira (20), quando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba instalará mais um aparelho macromedidor, o que exigirá a interrupção momentânea do abastecimento em sete bairros localizados a zona oeste, no período das 8h às 14h.

De acordo com a programação estabelecida pela autarquia, o novo macromedidor será implantado numa rede de distribuição localizada no cruzamento das ruas José Crespo Filho e Carmem Miranda, no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, que ficará desativada e provocará a interrupção do abastecimento de água no próprio Júlio de Mesquita Filho e mais os jardins Santa Bárbara, Tropical, Ipiranga, Montreal e Abatiá, e em todo o Wanel Ville.

Para que os reflexos da interrupção sejam minimizados, a autarquia orienta os munícipes residentes nos bairros envolvidos a manterem os reservatórios dos seus imóveis com capacidade máxima na véspera do trabalho programado e a fazer uso da água com a máxima economia.

Assim que a intervenção de implantação do macromedidor estiver concluída, a rede de distribuição interrompida será novamente colocada em carga e a partir de então o abastecimento começará a ser retomado.

Objetivos

As ações do programa de combate e controle de perdas desenvolvido pelo Saae/Sorocaba incluem a instalação de macromedidores nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e nos diversos bairros, permitindo que o volume de água distribuído e medido em cada região seja confrontado com os volumes medidos nos micromedidores (hidrômetros) instalados nos imóveis, possibilitando a detecção e eliminação dos locais onde ocorrem as fugas de água e as fraudes no sistema.

O trabalho também inclui a implantação de válvulas redutoras de pressão nas redes de distribuição, que contribuem para minimizar as ocorrências de vazamentos e consequentemente para a diminuição dos índices de perdas de água na cidade.


Saiba mais