Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Agentes Comunitários de Saúde recebem tablets para atender a população

9 de junho de 2020 11:16

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), iniciou nesta segunda-feira (08) a entrega de tablets aos agentes comunitários de saúde (ACS). A cidade adquiriu 226 dispositivos através de emenda parlamentar do vereador Péricles Régis. A primeira UBS (Unidade Básica de Saúde) a receber os aparelhos foi a do bairro de Aparecidinha.

O objetivo principal do uso dos tablets é informatizar o trabalho diário dos ACSs, otimizando o tempo das visitas domiciliares e, dessa forma, ganhar tempo e ampliar o número de visitações. Atualmente, esses profissionais efetuam o trabalho de forma manual, com preenchimento de fichas de papel. Após a visita os agentes ainda precisam digitar os dados em dois sistemas de informação. Com os tablets o retrabalho será evitado, pois somente será necessária a exportação dos dados de cada paciente visitado.

De acordo com a SES, os 165 agentes comunitários de Saúde, de 14 UBSs, receberão o equipamento. A previsão é a de que até setembro todos os agentes comunitários estejam usando o recurso tecnológico.

Cada unidade passará por uma semana de capacitação com a equipe de Divisão de Tecnologia de Informação da SES. O primeiro treinamento começou nesta segunda-feira (08) para os ACSs da UBS Aparecidinha. O tablet possui o aplicativo “ESF Móvel”, que atualiza cadastro dos cidadãos, registra a visita domiciliar, visualiza agendamentos das UBSs e vacinação, entre outros atendimentos.

Para o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, o recurso beneficiará as áreas atendidas pelas UBSs que possuem Estratégia Saúde da Família (ESF). “Será possível fortalecer a promoção da qualidade de vida da população de Sorocaba e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde”, ressalta.

ACSs

Atualmente, Sorocaba possui 44 equipes de ESF que atuam nas UBSs dos bairros Nova Esperança; Vila Barão; Cerrado; Wanel Ville; Rodrigo; Parque São Bento; Vitória Régia; Paineiras; Ulisses Guimarães; Ana Paula Eleutério (Habiteto); Vila Sabiá; Aparecidinha, Cajuru e Brigadeiro Tobias.

O Agente Comunitário de Saúde é fundamental na composição das equipes da ESF, pois realiza o acolhimento e cadastro das famílias através de visitas domiciliares. São os olhos das equipes de saúde, para além do tratamento com medicamentos. O vínculo de confiança firmado entre as famílias e estes profissionais faz com que se concretize o maior objetivo da atenção básica: a promoção em saúde, ou seja, intervir para evitar doenças.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02