Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Área verde no Campolim é adotada por associação de moradores

11 de março de 2020 10:44

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


Uma área verde localizada na Rua Horácio Cenci, com cerca de 2 mil metros quadrados, foi adotada pela Associação de Moradores do Parque Campolim. Ana Paula Falsetti Conte, Maria Luiza Plantullo Cunha e Adriana Adad, que fazem parte da associação, assinaram o termo de convênio do programa “Adote uma Praça” com o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Tavares da Mota na última terça-feira (10) na sede da secretaria, na Vila Hortência. Também participou desse momento da adesão o morador Silvio Ticianelli.

Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, o programa “Adote uma Praça” foi criado pela lei municipal nº 5.172, de 13 de agosto de 1996, e permite que cidadãos, assim como indústrias, estabelecimentos comerciais, igrejas, condomínios e outras organizações da sociedade civil, ajudem o poder público a manter praças, parques, canteiros centrais, áreas verdes e sistemas de lazer da cidade em perfeita condição de uso da população.

Em outubro do ano passado, foi publicado o decreto municipal nº 25.208, de 10 de outubro de 2019, que regulamentou o programa, com regras mais simples para a adesão. O “Adote uma Praça” é um ganho para todos, inclusive para o empresário, pois envolve a questão da responsabilidade social. Além de valorizar a empresa, a escola ou a associação do bairro, o programa ainda contribui para o embelezamento da cidade e o incremento da qualidade de vida.

A área verde do Campolim está recebendo os cuidados dos moradores desde março do ano passado. Desde então, eles plantaram 150 árvores no espaço, sendo que a maioria das mudas plantadas são provenientes do viveiro municipal do Parque Natural “Chico Mendes”, onde é feita a doação à população.

De acordo com eles, todo o trabalho e o investimento para a manutenção da área verde está valendo a pena, pois hoje o espaço público é utilizado pela comunidade como um ponto de encontro, no qual as pessoas levam seus filhos e animais de estimação para passearem ao ar livre. Algumas fotos do espaço podem ser conferidas nas páginas da associação”Amigos do Campolim” nas redes sociais Facebook e Instagram.

Como funciona

O interessado que adotar o espaço público, por meio de um Termo de Convênio, assume o compromisso de cuidar do espaço, mantendo-o constantemente limpos gramados, canteiros, bancos, passarelas e caminhos pertencentes à área adotada; além de realizar controle de plantas daninhas e demais espécies infestantes.

Em troca, terá direito, se desejar, de instalar uma ou mais placas de identificação da adoção do espaço público; colocar informe publicitário em bancos, lixeiras, playground e academia ao ar livre; urbanizar e decorar o espaço apresentado no projeto, com instalação de dispositivos para exploração publicitária (totens com propaganda), mesas, cadeiras, banquetas, luminárias, pisos de material de fácil remoção, guarda-sol (ombrelones), tendas, aquecedores e demais equipamentos autorizados no projeto; e realizar eventos relacionados ao termo de convênio firmado, desde que previamente analisado e autorizado pela Prefeitura.

Como adotar um espaço público

Para participar do programa e adotar um espaço público, o interessado deve apresentar um ofício à Secretaria do Meio Ambiente, com os documentos solicitados, como cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de endereço (se pessoa física), uma carta de intenção, e croquis de localização do espaço público e fotos do local, além da proposta.

As legislações e todos os modelos de ofício, carta de intenção e proposta podem ser conferidos no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/adoteumapraca/. Toda a documentação deverá ser entregue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria do Meio Ambiente, localizada à rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência, ou enviada para o e-mail adoteumapraca@sorocaba.sp.gov.br.


Saiba mais