Atividade on-line do “Sema vai à sua Casa” leva a questão da água e o consumo consciente aos lares sorocabanos

30 de abril de 2020 16:34

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Pais e filhos podem acessar as atividades on-line do projeto “Sema vai à sua Casa” disponibilizados gratuitamente no site da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema). Nesta quinta-feira (30) mais um conteúdo foi adicionado. O tema desta vez é “Água – o nosso recurso precioso” e pode ser acessado no link: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/sema-vai-a-sua-casa/.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, a iniciativa visa levar temas de Educação Ambiental que normalmente são oferecidos em atividades nos parques ecológicos (que estão fechados temporariamente), de uma forma on-line, para que os pais e filhos que estão em casa neste momento de isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) possam, de uma forma divertida e lúdica, aprender mais sobre meio ambiente, além de fortalecer os vínculos familiares.

A atividade trata da importância da água e o quanto ela é indispensável para a vida. Acessando o conteúdo, as crianças vão aprender, por exemplo, que a maioria dos alimentos que consumimos possui água em sua composição ou em seu processo de produção ou cultivo.

A proposta também é abordar a questão do consumo consciente e algumas atitudes simples que podemos ter no dia a dia para evitar o desperdício. Para finalizar, a equipe de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha lançou alguns desafios aos pequenos. Uma delas é assistir um vídeo e aprender a maneira correta de lavar as mãos para evitar o contágio com o coronavírus e também para evitar o desperdício de água. Outro desafio é para que a criança faça uma investigação em sua própria casa e verifique se há alguma torneira pingando. Caso esteja deve chamar um adulto para tentar fechar a torneira ou arrumá-la caso esteja com problemas.