Biblioteca Municipal sedia ‘Festival das Lanternas’

13 de fevereiro de 2020 10:58

Por: Secom / Secult

Apaixonados pela cultura chinesa aprenderão a fazer lanternas durante evento na Biblioteca Municipal. O evento é gratuito e acontece no próximo dia 22.

Quem está a procura de atividades alternativas para aproveitar o carnaval já conta com uma opção. No próximo dia 22, das 13h às 16h30, a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” vai dar a oportunidade para que as pessoas interessadas na cultura chinesa possam saber um pouco mais sobre o “Festival das Lanternas”, uma das celebrações mais importantes na China. Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Brasil Mandarim Cultura e Arte (BMCA), o evento é aberto a todos os públicos, gratuitamente.

O Festival das Lanternas é a tradicional celebração de encerramento do período de Ano Novo Chinês e, para comemorar, a BMCA ensinará aos participantes como confeccionar e pintar suas próprias lanternas de papel, além de ensinar um pouco mais sobre essa arte. O festival é também a primeira noite de lua cheia no calendário chinês, marcando o retorno da primavera e simbolizando o reencontro da família.

Quem estiver na biblioteca, também, poderá participar de oficinas de caligrafia e Kung Fu e descobrir quais são as novidades de 2020 através da astrologia chinesa, que nasceu por intermédio de Buda. Para agradecer a presença dos 12 animais que compareceram a sua festa, Buda atribuiu um animal a cada ano e determinou que quem nascesse naquele período herdaria a personalidade do animal correspondente. 2020 é o Ano do Rato.

A Biblioteca Municipal fica na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3228-1955.