Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Bibliotecas públicas recebem mais de 4 mil livros doados durante a quarentena

2 de outubro de 2020 15:38

Por: Joyce Souza da Conceição (Programa de Estágio) Supervisão: Janaína Oliveira


Quem voltar a frequentar a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” e a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, após a reabertura ao público, que ocorre nesta segunda-feira (5), será surpreendido com cerca de 4.300 novos volumes que agora ocupam as prateleiras dos espaços de leitura. Esses livros foram frutos de doações realizadas pelos munícipes durante a quarentena. Dentre eles estão romances, autoajuda, literatura infantil e juvenil e HQ’s.

As doações aconteceram de acordo com as normas de saúde pública adotadas no combate ao coronavírus. “Foi tudo tranquilo. As pessoas colaboraram trazendo em caixas e colocando no espaço destinado, com toda segurança”, comenta a bibliotecária da Biblioteca Municipal, Viviana Gomes dos Santos.

O projeto de arrecadação de livros, lançado em agosto, foi um sucesso segundo a bibliotecária. “Foi além das nossas expectativas, pois recebemos muitos livros novos que não tínhamos no acervo e que é de grande interesse do público”, completa Viviana.

Após o recebimento das doações, são separadas as obras que ficarão no acervo de cada uma das bibliotecas. As que ficarem, são higienizadas, recebem um carimbo, o número do tombo e uma classificação de acordo com o gênero literário dela, para só depois serem disponibilizadas para empréstimo. Os livros que não forem considerados aptos a integram o acervo, são oferecidos às bibliotecas escolares ou universitárias ou às entidades interessadas.

Quem tiver interesse em contribuir com o projeto, as doações devem ser feitas das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. A Biblioteca Municipal conta com uma caixa branca em seu exterior, perto da área infantil e do parquinho, para que as doações de exemplares sejam feitas sem contato físico. O telefone da BMS estará disponível em caso de dúvidas: (15) 3228.1955. Já para doar livros na Biblioteca Infantil é necessário ligar no local e agendar um horário. O número é: (15) 3231-5723.

 

 

 

 

 


Saiba mais

Fotos

2 de outubro de 2020 11:10

1 de outubro de 2020 12:11

22 de setembro de 2020 17:22