Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Boas práticas municipais em gestão das águas será tema de encontro regional on-line

19 de março de 2021 16:55

Por: Mariana Campos


Inscrições gratuitas podem ser feitas até domingo (21), pelo site da Sema; as vagas são limitadas.

Para abrir a programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Rio Sorocaba (22 de março), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), em parceria com municípios da região, realizará na próxima segunda-feira (dia 22), das 16h às 17h, o Encontro Regional on-line “Boas Práticas Municipais em Gestão das Águas”.

Realizado em parceria com as prefeituras de Votorantim, Iperó, Porto Feliz, Itu, Cerquilho, Boituva, Piedade, Salto de Pirapora e Tatuí, a atividade virtual tem como objetivo realizar a troca de experiências de sucesso relacionadas às boas práticas em gestão das águas. O público-alvo são funcionários de prefeituras municipais e parceiros, mas aberto a todos os interessados.

Na ocasião, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Administração (Sead), vai abordar uma prática econômica e sustentável na administração pública, mostrando a experiência no monitoramento como indutor de consumo consciente de água em prédios públicos da cidade.

Além de Sorocaba, a Fundação Agência da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (FABH-SMT), braço executivo do Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), vai apresentar um relatório da situação da bacia e divulgar o curso de águas subterrâneas, que é uma capacitação em gestão de recursos hídricos, visando sustentabilidade e desenvolvimento.

Itu vai apresentar o projeto “Adote uma Nascente” e as metodologias utilizadas para restauração das APPs (Área de Preservação Permanente). Já, Tatuí vai mostrar o trabalho de levantamento e disponibilização de dados sobre o Rio Tatuí e a importância do material educativo.

O encontro ocorrerá pela plataforma Google Meet. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente até domingo (dia 21), pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. As vagas são limitadas.

Vídeo “Uma Viagem ao Rio Sorocaba”

Um vídeo especial sobre o tema também será divulgado na segunda-feira, nas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba: https://www.facebook.com/prefeituradesorocaba e @prefeituradesorocaba. O material audiovisual, intitulado “Uma Viagem ao Rio Sorocaba”, vai apresentar o rio, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia e a importância da água, com a participação de especialistas da área.

Programação

Dia 22 de março (segunda-feira)

Descida virtual do Rio Sorocaba

Divulgação do vídeo “Uma viagem ao Rio Sorocaba” no site e nas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba.

Horário: 9h

Encontro Regional on-line “Boas Práticas Municipais em Gestão das Águas”

Reunião on-line, por meio da plataforma Google Meet, entre municípios da região de Sorocaba, com o objetivo de realizar a troca de experiências de sucesso relacionadas às boas práticas em gestão das águas.

Horário: das 16h às 17h

* Inscrição até 21 de março, pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Vagas limitadas.

Dia 23 de março (terça-feira)

Clube Ecológico Roda Viva

Atividade on-line com os integrantes do Clube da Melhor Idade do Parque da Biquinha, sobre a temática da água.

Horário: das 10h às 12h

Dia 24 de março (quarta-feira)

Caminhos das Águas On-line

Atividade on-line, por meio da plataforma Google Meet, com o biólogo do Saae Luiz Augusto Assumpção, que apresentará o caminho realizado pela água, desde a sua captação e tratamento até chegar às nossas casas, bem como o caminho realizado pela água, após seu uso e o tratamento do esgoto gerado, antes de ser devolvido para o rio.

Horário: das 18h às 19h

* Inscrição até 22 de março, pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Vagas limitadas.

Dia 25 de março (quinta-feira)

Encontro com o Especialista: Biodiversidade e o Rio Sorocaba

Atividade on-line com o Prof. Dr. Welber Senteio Smith, por meio da plataforma Google Meet, na qual será tratada a biodiversidade do Rio Sorocaba e a importância de sua preservação para a manutenção dos seres vivos que dependem da garantia da qualidade de suas águas.

Horário: das 18h às 19h

* Inscrição até 23 de março, pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Vagas limitadas.

Dia 26 de março (sexta-feira)

Encontro com o Especialista: Urbanização e Conservação dos Recursos Hídricos

Atividade on-line com o engenheiro agrônomo da Sema Clebson Aparecido Ribeiro, por meio da plataforma Google Meet, que vai tratar sobre a urbanização e a conservação dos recursos hídricos.

Horário: das 18h às 19h

* Inscrição até 24 de março, pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Vagas limitadas.

Dia 27 de março (sábado)

Encontro on-line do Coaves Kids

Atividade on-line, por meio da plataforma Google Meet, na qual serão apresentadas às crianças, com idade a partir de 6 anos, as principais espécies de aves que vivem e/ou dependem do Rio Sorocaba para sobreviver.

Horário: das 10h às 12h

*Inscrição até 26 de março, pelo e-mail: sorocaba.sema@gmail.com, informando nome, endereço completo e um número de telefone com WhatsApp para receber o link de acesso na plataforma.


Saiba mais