Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Botoeiras com temporizador estão prontas para uso por pedestres

29 de julho de 2020 17:44

Por: Fabiana Blaseck Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br


Prefeita Jaqueline Coutinho conheceu o dispositivo recém-instalado

Já estão em funcionamento os equipamentos do Programa Travessia + Segura, que visa proporcionar mais segurança aos pedestres durante a travessia, especialmente àqueles que possuem mobilidade reduzida. A prefeita Jaqueline Coutinho visitou na manhã desta quarta-feira (29) um dos nove locais que passa a contar com essa melhoria, que além de incentivar o caminhar como modo de deslocamento, cumpre o que propõe o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana (PDTUM) de Sorocaba. O local visitado foi a travessia de pedestres da Rua da Penha com o Boulevard Barão do Rio Branco, no centro.

Os equipamentos instalados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, são dispositivos inteligentes e inclusivos que  aumentam o tempo de travessia para as pessoas que possuem algum tipo de dificuldade na mobilidade.

A ideia de contribuir para a mobilidade mais segura e humana partiu da própria prefeita, que conheceu o sistema semelhante de travessia de pedestre em Curitiba-PR. Na capital paranaense são utilizadas botoeiras inclusivas que aumentam o tempo para a travessia do pedestre que tenha alguma deficiência ou dificuldade de locomoção.

Locais de Travessia + Segura

“Trata-se de um equipamento inteligente, que aumenta o tempo de travessia para as pessoas com mobilidade reduzida e também para as pessoas idosas, com deficiência visual, para as pessoas com crianças, tornando o deslocamento mais seguro. Além do aspecto de inclusão social, garante uma melhoria na qualidade da mobilidade, da acessibilidade, num sistema de fácil uso por meio da botoeira”, destacou Jaqueline Coutinho.

Para Elaine Cristina Santos, membro do Conselho da Pessoa com Deficiência, que possui baixa visão, as pessoas com deficiência visual ou motora, poderão usufruir do seu direito de ir e vir com mais segurança e com mais qualidade.

Ao todo, são nove pontos com o sistema do programa Travessia + Segura. Os novos equipamentos estão instalados na Av. Washington Luiz x Rua Barão de Piratininga; Rua da Penha x Rua Barão do Rio Branco; Rua São Bento x Rua Padre Luiz; Rua Álvaro Soares x Rua Cel. Benedito Pires; Rua Sete de Setembro x Rua Padre Luiz; Rua Sete de Setembro x Rua Miranda Azevedo; Rua Padre Luiz x Rua da Penha; Rua Álvaro Soares x Ramo A do Terminal Santo Antonio e Rua Sete de Setembro x Rua Professor Toledo. Vale destacar que todos esses locais já possuíam a botoeira para a travessia de pedestres e com a chegada do novo equipamento que aumenta o tempo de travessia, se tornarão mais seguros para as pessoas.


Saiba mais