‘Cada Gol uma Árvore’ terá sua terceira edição com início do Cruzeirão 2020

21 de fevereiro de 2020 8:23

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Sorocaba ganhou 3.130 árvores desde 2018 com essa iniciativa, que une esporte e meio ambiente

A 61ª edição do Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o tradicional Cruzeirão 2020, tem início na próxima quinta-feira (27) no Ginásio Municipal “Dr. Gualberto Moreira”. Pelo terceiro ano consecutivo, paralelamente a realização da competição, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), promoverá o projeto “Cada Gol uma Árvore”. O plantio inicial simbólico está marcado para o dia 28 de fevereiro, às 9h, no entorno do ginásio.

O objetivo do projeto é proporcionar uma cidade mais agradável e com mais qualidade de vida à população, através da arborização urbana. A cada gol marcado no torneio, uma árvore será plantada na cidade. Em duas edições do projeto, realizado desde 2018, 3.130 árvores foram plantadas na cidade.

As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, a ação de plantio se dará de maneira periódica em áreas públicas de Sorocaba.

O Cruzeirão é um evento organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e é um dos maiores torneios abertos de futsal do país. Divididos em cinco categorias (Principal, Veterano, Super Veterano, Master e Feminino Principal), o sistema de disputa será de eliminatória simples e conta neste ano com 227 equipes.

21 de setembro de 2020 12:02