Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Campanha contra o sarampo continua até o mês de março

17 de fevereiro de 2020 14:31

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br


Quem não conseguiu ser atendido no sábado, que foi o “Dia D” tem até o dia 13 de março para procurar uma das 32 UBSs

Após a realização do ‘Dia D’ de vacinação neste último sábado (15), a vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) continua disponível nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. Um total de 9.463 pessoas procuraram as unidades para se vacinar. Foram aplicadas 3.619 doses de vacina, sendo 466 de sarampo e 1.372 de febre amarela. As outras 1.781 aplicações foram para outros tipos de vacina em pessoas que estavam com as doses atrasadas. A campanha contra o sarampo encerra no dia 13 de março.

No sábado, em algumas unidades, por conta de uma procura além do aguardado, foi necessário fechar os portões minutos antes das 17h. Isso aconteceu em razão do grande número de pessoas que já estavam no interior da UBS. Quem chegou e encontrou o portão fechado foi orientado a procurar uma das 32 unidades da rede ao longo dos dias seguintes para receber a vacina.

A realização tem como prioridade vacinar crianças com idade a partir de 5 anos a adolescentes de até 19 anos (dezenove anos, 11 meses e 29 dias). Toda a população a partir de 6 meses, até os nascidos a partir de 1960, devem procurar as UBSs para atualização da situação vacinal.

Até o dia 15 de fevereiro, a cidade de Sorocaba registrou a aplicação de 1.448 doses da SCR, porém apenas 315 foram no público-alvo de 5 a 19 anos. No ano de 2019, foram registrados três casos confirmados de sarampo. No ano de 2019, foram 76 casos confirmados.

Durante o período da campanha também é disponibilizada a vacina contra a febre amarela para toda a população, a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal (levando em consideração as contra indicações). Para consultar o endereço e o horário de funcionamento das UBSs, basta acessar o link – https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu .


Saiba mais