Cancelamento do Show de Aniversário: Live Comemorativa dos 366 anos de Sorocaba

12 de agosto de 2020 18:43

Por: Secom/Secult

O “Show de Aniversário: Live Comemorativa dos 366 anos de Sorocaba”, que seria realizado neste sábado, em parceria com a Fundec, que fazia parte da programação do aniversário da cidade, foi cancelado.

O evento teria como principal intuito a valorização e o incentivo dos agentes culturais, técnicos e artistas. Entretanto, considerando as manifestações de descontentamento, não aderência e solicitações de alterações realizadas pelo Fórum Permanente de Culturas de Sorocaba (Fopecs), Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões (Sated), Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e Presidente da Comissão de Cultura e Esportes da Câmara Municipal, a Secretaria da Cultura (Secult) tentou viabilizar as sugestões, porém, essas, mostraram-se inviáveis, considerando que o Termo de Referência e a contratação para a realização do evento não poderiam ser alterados.

Diante disso, uma vez que a Secult não possuía apoio dos representantes culturais da cidade, inclusive recebendo duras críticas também por outros meios, como redes sociais, esta Secretaria, lamentavelmente, cancela a mostra que premiaria os artistas com R$ 3 mil. É importante salientar que o valor seria destinado a pagamento de cachê artístico, uma vez que o evento não tinha finalidade de assistência social e para essa finalidade, a Secult tem trabalhado através da Lei Aldir Blanc, que liberará R$ 4 milhões para Sorocaba.

Reiteramos que esta seria a única ação promovida pela Secult, como parte das comemorações de aniversário da cidade, que seria de incentivo direto à classe artística, que tem sido diretamente afetada nesse momento de pandemia causada pelo COVID-19. Apesar das manifestações contrárias, a live já possuía dezenas de inscritos, entretanto, diante dos posicionamentos dos referidos colegiados e de sua representatividade cultural na cidade, a Secult opta por acatá-los, cancelando o evento.