Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Casa Aluísio de Almeida promove bate-papo sobre Francisco Adolfo de Varnhagen

7 de fevereiro de 2020 17:27

Por: Secom / Secult


Os amantes de história estão convidados a participar, no próximo dia 17 de fevereiro, às 19h30, de um bate-papo sobre Francisco Adolfo de Varnhagen. O evento realizado pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e Parceiros, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), acontecerá na Casa Aluísio de Almeida.

Francisco Varnhagen, também conhecido como Visconde de Porto Seguro e o Pai da História do Brasil, nasceu em São João de Ipanema, estudou no Real Colégio da Luz,  em Lisboa, e em seguida ingressou na Academia de Marinha.

Tenente de artilharia do exército português, aperfeiçoou-se em assuntos de natureza militar e de engenharia. Publicou em 1838 um ensaio intitulado “Notícia do Brasil” e quando foi nomeado adido à legação do Brasil em Lisboa, em 1841, foi incumbido de pesquisar documentos sobre a História e a Legislação referentes ao Brasil.

Em 1854, conseguiu editar a “História Geral do Brasil”, sem indicação de autoria, assinada apenas por um sócio do Instituto Histórico do Brasil, natural de Sorocaba.

Os interessados em participar do bate-papo devem trajar esporte fino e comparecer à Casa de Aluísio de Almeida, na Rua Dr. Ruy Barbosa, 84, na Vila Hortência. A atividade será conduzida pelo professor Adilson Cezar.

 Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h pelo telefone (15) 3231-1669.


Saiba mais