Cemitério municipais continuam fechados para visitação no Dia da Mães

7 de maio de 2020 10:07

Por: Letícia Campos

Cemitério Municipal

Os quatros cemitérios municipais – Santo Antônio, Consolação, Saudade e Aparecidinha – foram fechados para visitação desde o dia 20 de março, após a publicação da normativa da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), como medida de prevenção a transmissão do novo coronavírus. A medida segue por tempo indeterminado até a melhora do cenário epidemiológico da cidade e prossegue, inclusive, nos Dias das Mães celebrado no próximo domingo (10).

Os profissionais desses locais pedem a compreensão da população, uma vez que os cemitérios não abrirão para visitação nesta data tão especial para a maioria das pessoas, como acontecia nos anos anteriores. “A medida serve para proteger tanto a comunidade quanto os funcionários que atuam nos cemitérios municipais”, explica a chefe de Divisão de Manutenção Predial, Kathine Martins Oliveira. Esses lugares continuarão fechados à população e alguns atendimentos só são realizados para autorizar a abertura das sepulturas.

Outras medidas continuam sendo tomadas para evitar a transmissão viral,  como a não realização de velórios nos casos positivos e suspeitos da COVID-19 e não permitir a entrada de familiares durante o sepultamento. Óbitos decorrentes da doença COVID-19 são enterrados exclusivamente do Cemitério Santo Antônio, com exceção para aqueles que possuem sepulturas nos cemitérios particulares, ou em outros municípios.

As normativas adotadas foram elaboradas levando-se em consideração as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Principalmente para que não ocorram novos contágios. O uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) pelos agentes cemiteriais é obrigatório, além deles cumprirem com as recomendações de higienização preconizadas pela Secretaria da Saúde de Sorocaba.

Os quatros cemitérios municipais estão funcionando apenas nos horários de sepultamento, que deverá respeitar o período das 9h às 15h30, com exceção do cemitério Santo Antônio, que terá estendido o horário para os casos de atendimento de morte pelo novo coronavírus. As exumações também estão suspensas por período indeterminado.