Cemitérios Municipais fecharão à visitação a partir de sexta

19 de março de 2020 12:58

Por: Letícia Campos

Cemitério Municipal

Como medida de prevenção à transmissão do coronavírus (COVID-19), os quatro Cemitérios Municipais (Santo Antônio, Consolação, Saudade e Aparecidinha) estarão fechados para visitação a partir desta sexta-feira (20). A determinação segue a normativa da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), publicada nesta quinta-feira (18), no Jornal do Município. O retorno da abertura dos cemitérios para visitação não está definido e vai depender do  cenário epidemiológico da cidade.

Conforme técnicos da Serpo, os cemitérios municipais funcionarão apenas nos horários de sepultamento, que deverá respeitar o período das 9h às 15h30. Outra medida que será tomada, visando reduzir a exposição e interações pessoais, será manter as urnas funerárias fechadas no período da realização da chamada “última despedida”. As exumações também estarão suspensas, por prazo indeterminado, a partir desta sexta-feira, dia 20.

Conforme a chefe de Divisão de Manutenção Predial, Kathine Martins Oliveira, para minimizar riscos de transmissão do coronavírus os agentes cemiteriais estão sendo orientados, conforme as recomendações já divulgadas pela Secretaria de Saúde (SES). “Eles deverão utilizar luvas e máscaras quando estiverem manuseando as urnas funerárias e deverão guardar distância das pessoas; não devem colocar as mãos na boca, nos olhos ou no rosto e, após conclusão de cada sepultamento, deverão higienizar as mãos com água e sabão por, em média, 20 segundos”, explica Kathine.

Para mais informações o interessado deve entrar em contato com os cemitérios ou na Serpo, pelos telefones 3331-7030; 3331-7032; 3331-7031 e através do e-mail: serpo@sorocaba.sp.gov.br.

Cemitérios Municipais:

Cemitério Aparecidinha

Rua Quirino de Melo s/n, Aparecidinha  – (15) 3225-4382

Cemitério da Consolação

Rua Alcindo Guanabara s/n, Vila Haro  – (15) 3227-9011

Cemitério Santo Antônio

Rua Luiz Gabriotti nº 871, Wanel Ville  – (15) 3221-4448 Cemitério da Consolaçao

Cemitério da Saudade

Praça Pedro de Toledo s/n, Além da Linha – (15) 3231-1402