Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Cemitérios municipais permanecem fechados no Dia dos Pais

6 de agosto de 2020 14:08

Por: Letícia Campos


À véspera da celebração do Dia dos Pais, e mediante várias consultas de munícipes, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informa que os cemitérios municipais de Sorocaba – Santo Antônio; Consolação, Saudade e Aparecidinha – permanecerão fechados à visitação no dia 9 de agosto, quando se celebra o Dia dos Pais. De fato, os cemitérios estão fechados desde 20 de março devido à situação pandêmica da Covid-19.

O fechamento à visitação segue por tempo indeterminado enquanto durar a quarentena. Trata-se de medida protetiva determinada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) como forma de impedir a transmissão do novo coronavírus e proteção tanto da população quanto dos funcionários que atuam nesses espaços. A administração dos cemitérios, respeitando a memória afetiva das pessoas, pede a compreensão da população neste momento de dificuldades para todos.

Outras medidas continuam sendo tomadas para evitar a transmissão viral,  como a não realização de velórios nos casos positivos e suspeitos da Covid-19 e não permissão da entrada de familiares durante o sepultamento. Óbitos decorrentes da doença Covid-19 são enterrados, exclusivamente, do Cemitério Santo Antônio, com exceção para aqueles que possuem sepulturas nos cemitérios particulares, ou em outros municípios.

O uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) pelos agentes cemiteriais é obrigatório, além deles cumprirem com todas as recomendações de higienização preconizadas pela Secretaria da Saúde de Sorocaba. As exumações também estão suspensas por tempo indeterminado.

A realização de sepultamentos em todos os cemitérios municipais obedece ao atendimento das 9h às 16h. Somente o cemitério Santo Antônio tem o seu horário estendido para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02