Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Cerimônia marca descerramento de placa em homenagem a Theodoro Mendes

7 de fevereiro de 2020 14:58

Por: Marcelo Andrade – maransantos@sorocaba.sp.gov.br


O ex-prefeito José Theodoro Mendes, recentemente falecido, passa a nomear o Palácio dos Tropeiros, sede da Prefeitura de Sorocaba. A solenidade de descerramento da placa comemorativa aconteceu na manhã desta sexta-feira (7).

Uma solenidade marcada pela lembrança da trajetória pessoal, política e profissional do ex-prefeito e deputado federal José Theodoro Mendes, mas, sobretudo, pela emoção. Assim se resume o ato de descerramento da placa dando nome de Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes” ao prédio da Prefeitura Municipal de Sorocaba, no Alto da Boa Vista.

A cerimônia ocorreu no Espaço Ferroviário, no 1º andar do Paço Municipal e contou com a presença da prefeita Jaqueline Coutinho, além de diversas autoridades e familiares do homenageado. No último dia 29 de janeiro, a prefeita assinou o decreto 25.580, dando o nome de “Dr. José Theodoro Mendes” ao prédio do Paço Municipal, cinco dias após a morte do ex-prefeito num trágico acidente na rodovia Raposo Tavares. José Theodoro Mendes foi vereador, prefeito, deputado federal e constituinte. Idealizou e viabilizou a construção do prédio que hoje abriga a sede do poder Executivo de Sorocaba.

Em seu discurso, emocionada, a prefeita destacou a trajetória pessoal, profissional e política do ex-prefeito, amigo de seus familiares e que ela conhecia desde seus seis anos de idade. “Theodoro foi uma pessoa ilibada, de um caráter incontestável, uma pessoa visionária, intelectualizada e que esteve sempre à frente de seu tempo. Hoje estamos aqui nesta casa (Paço), que é a casa do povo. E graças ele, à sua coragem, é que temos hoje esse prédio, que é a casa do povo. Eu me espelho e me espelharei sempre na figura do Theodoro Mendes”, disse a prefeita, que completou citando um trecho do poema de Fernando Pessoa: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”

O presidente da Câmara, Fernando Dini, destacou a importância de Theodoro Mendes para Sorocaba e lembrou ainda que o ex-prefeito lhe ajudava em conselhos para a sua vida pessoal e política. “Esse homem levou o nome de Sorocaba para todo o país”, disse.

O secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Flávio Chaves, fez uma cronologia da vida política de Theodoro Mendes e sua importância não apenas para Sorocaba, mas para todo o país, como deputado federal constituinte.

O vereador e líder do governo no Legislativo, José Francisco Martinez, lembrou da amizade que mantinha com o ex-prefeito e resumiu:  “Era enorme o amor com que todos tinham pelo Theodoro”.

“Ele (Theodoro Mendes) foi um pioneiro arrojado e de um caráter exemplar. Seu dinamismo e obstinação pelos projetos em prol da nossa cidade. O que fica são os exemplos. Essa homenagem, com a denominação, eterniza a memória daquele que foi um dos mais éticos políticos sorocabano”, destacou  o também ex-vereador e ex-prefeito, Paulo Francisco Mendes, primo de José Theodoro Mendes.

Já o irmão de Theodoro, José Mendes Júnior, também não escondeu a emoção em seu discurso, ao lembrar de toda a trajetória política e profissional do ex-prefeito e agradeceu a homenagem prestada pelo Município. “Uma forma de eternizar o nome de uma pessoa dedicada a Sorocaba e que tratava todos de forma igual. Hoje vemos a unanimidade que ele foi”, afirmou.

José Theodoro Mendes foi vereador em Sorocaba entre 1973 e 1975. Ele teve também três mandatos como deputado federal. Em abril de 1984, Mendes votou favoravelmente à emenda Dante de Oliveira – que pretendia restabelecer as eleições diretas no País e, no Colégio Eleitoral, se empenhou pela campanha de Tancredo Neves. Reeleito deputado federal em 1986, no ano seguinte participou dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, que resultaram na Constituição de 1988.

Foi também prefeito em Sorocaba entre fevereiro de 1977 e maio de 1982. Durante seu mandato foi o responsável pela construção do atual Paço Municipal. Além disso, o Palácio dos Tropeiros foi concebido pelo arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete e idealizado por Theodoro. O ex-prefeito ainda foi responsável pela conclusão do Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC). Teatro Municipal e pelo prolongamento da Avenida Dom Aguirre, a partir da ponte da Rua Padre Madureira.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02