Cisea faz primeiro encontro de 2020 e ouve as demandas do Piazza di Roma

28 de janeiro de 2020 15:28

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Reunião da Cisea na Associação de Moradores do Piazza di Roma

A Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (Cisea) realizou nesta terça-feira (28) o primeiro encontro de 2020 na Associação de Moradores do Piazza di Roma e Adjacências. O bairro foi escolhido para ter um Coletivo Ambiental ao longo deste ano. Na reunião, que contou com a presença da vereadora Iara Bernardi, o presidente da associação, Manoel Borges, e demais representantes da entidade puderam apresentar as principais demandas do bairro para que o poder público possa tomar as providências necessárias.

Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), a Cisea envolve representantes das secretarias municipais, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes e Parque Tecnológico, com o intuito de promover a interdisciplinaridade da Educação Ambiental, criando um fortalecimento do processo de percepção, discussão e ação em prol da esfera ambiental do município.

Já o Coletivo Ambiental visa formar educadores ambientais de diversas instituições nos bairros, capazes de difundir informações relativas à questão ambiental e à qualidade de vida dos moradores, sugerindo soluções e formando cidadãos ambientalmente críticos. O grupo é apoiado pela Comissão Intersetorial de Educação Ambiental, que visa facilitar a difusão das informações e ações ambientais na Prefeitura de Sorocaba.

Na reunião, as principais demandas levantadas envolveram a Praça da Juventude, a dengue e a questão do esgoto clandestino. A ideia da comissão é dar uma devolutiva sobre as questões levantadas na próxima reunião do grupo. A representante do setor de Zoonoses, por exemplo, vai encaminhar à comissão um diagnóstico do bairro com relação à dengue para que sejam desenvolvidas ações na região.

Participaram representantes da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), além da Sema, Secretaria da Cidadania (Secid), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Comunicação (Secom), Secretaria da Educação (Sedu), Saae, Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Secretaria de Recursos Humanos (Serh), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria da Saúde (SES), Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim) e Secretaria de Esportes e Lazer (Semes).

1 de outubro de 2020 12:11

21 de setembro de 2020 12:02