Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

‘Clube do Idoso’ deverá retomar atividades em dezembro

6 de novembro de 2020 17:55

Por: Vinícius Figueiredo (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco


O Clube do Idoso, que suspendeu suas atividades em março deste ano, retornará a ofertar seus serviços para a população idosa no início de dezembro. O local está passando por pequenas reformas que melhorarão o funcionamento, a infraestrutura do local e o atendimento à população. Os atendimentos serão individuais e agendados, ou em pequenos grupos, resguardando todas as recomendações sanitárias. Com a retomada, os 1.626 idosos registrados poderão se beneficiar das ações ofertadas pelo Clube.

A retomada será feita gradualmente, uma vez que algumas atividades podem gerar aglomerações e, consequentemente, riscos para os idosos. Vale lembrar que o Clube do Idoso atende uma parcela da população considerada grupo de risco na pandemia do coronavírus e, por isso, suspendeu as atividades presenciais de março a setembro. Já as atividades virtuais sempre aconteceram.

Inaugurado em 06 de julho de 2007, o Clube traz há 13 anos atividades esportivas, culturais e assistenciais que propiciam o convívio e fortalecimento de vínculos, ressignificando a rotina dos idosos por meio da troca de saberes e cuidados. Atividades físicas, acolhida, convívio, clube de leitura, clube musical, sala de ‘cinebatepapo’, dança, qualidade de vida, orientações sobre direitos e videoaulas de Internet, WhatsApp e celular, são alguns dos serviços ofertados pelo Clube do Idoso.

Caso desejem participar de algum serviço ofertado virtualmente pelo Clube, os idosos podem entrar em contato por telefone, através do número 3233-9592. Na ligação são apresentadas as atividades disponíveis e, após a escolha, são inseridos em um grupo de WhatsApp, no qual são postados os links de acesso às oficinas.

Centro de Acolhimento

Parte das obrigações do Poder Público é garantir as melhores condições de vida possíveis à população, especialmente no cenário de pandemia vivido atualmente. Por isso foi que, por meio de ações promovidas pela Secretaria de Cidadania (Secid), 980 pessoas em situação de rua (PSR) tiveram a oportunidade de se proteger do coronavírus.

Albergues emergenciais foram montados no Clube do Idoso e no Serviço de Obras Sociais (SOS), entre os meses de março e setembro. Neste período de seis meses o Clube esteve com as atividades regulares suspensas. Os locais foram adaptados para acolher este público com serviços básicos, como alimentação, pernoite e higiene; além de garantir, ainda, o acompanhamento de saúde em relação à COVID-19.

Foram registrados mais de 12 mil atendimentos. Foram servidas 28.800 refeições, das quais 8.919 foram cafés da manhã; 5.889 almoços, 9.345 jantares e 4.647 cafés da tarde. Além disso foram contabilizados cerca de 11 mil banhos, 9 mil pernoites e 612 máscaras respiratórias distribuídas. Um centro de triagem também foi montado visando retardar a disseminação do vírus. Um total de 80 pessoas com sintomas de síndrome gripal foram isoladas e apenas um óbito foi registrado entre elas.


Saiba mais