Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Com foco em medidas preventivas sobre a Covid-19, secretário da Saúde visita UBSs e SAMU

9 de abril de 2020 14:33

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br


O secretário da Saúde, Ademir Watanabe, visitou na manhã desta quinta-feira (09) Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Central de Regulação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A visita teve como objetivo verificar se todas medidas preventivas sobre o novo coronavírus estão sendo aplicadas nos locais, além de fiscalizar o abastecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A primeira UBS a receber a visita do titular da pasta foi a da Vila Haro. Lá, o secretário pode conferir que a unidade possui a mesa de triagem na área externa para atender os pacientes e evitar que suspeitos da Covid-19 entrem sem máscara. Segundo o secretário, essa medida está sendo realizada nas 32 UBSs e demais unidades, como a Policlínica, UPHs e PAs.

Nas 32 UBSs, diversas medidas foram adotadas para combater o novo coronavírus, como: marcação de espaçamento de calçada; marcação limite da mesa de triagem; cartaz com informações sobre a doença; mesa de triagem para pacientes; oferta de máscara para pacientes com sintomas gripais e sala exclusiva para atendimento.

Outra unidade a receber a visita do secretário foi a UBS Hortência. Watanabe aproveitou para conversar com o coordenador e funcionários. Por último, o secretário esteve na Central de Regulação do SAMU, para verificar quantidade de EPIs e conhecer de perto a integração de serviços entre a Secretaria da Saúde e o Corpo de Bombeiros.

“A Secretaria da Saúde de Sorocaba vem tomando diversas medidas desde o mês de fevereiro para se preparar no combate desta pandemia. Diariamente estudamos cada vez mais formas para intensificar nossas ações no município e evitar a propagação do vírus”, ressalta o secretário.


Saiba mais