Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Controle de perdas: Saae finaliza setorização no Wanel

11 de agosto de 2020 14:41

Por: Carlos Lara, Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


Dentro das ações do seu programa de combate às perdas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu no início da tarde desta terça-feira (11) uma intervenção para a setorização do sistema de distribuição de água da zona oeste da cidade, que se constituiu na separação das redes que pertencentes ao sistema por bombeamento das que fazem o abastecimento por gravidade. O trabalho, que teve início às 8h e estava previsto para se estender até as 14h, foi concluído às 12h30.

A ação foi desenvolvida na avenida Dr. José Caetano Graziosi, no bairro Wanel Ville, e exigiu a extensão de uma das redes. O objetivo do trabalho é determinar o volume exato de água distribuído, que será confrontado com a água consumida na região, medida nos hidrômetros residenciais, comerciais e industriais.

A diferença entre os dois valores vai definir o volume de água que está se perdendo, seja por vazamentos, furtos diretamente nas redes ou fraudes e violações nos hidrômetros, possibilitando assim a detecção e a eliminação dessas ocorrências.

Tão logo a obra foi concluída, os bairros Wanel Ville 4 e Villagio Torino, que tiveram a distribuição de água interrompida, começaram a retomar o abastecimento, o que deverá ocorrer de forma plena até o final da tarde.


Saiba mais