Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Controle de perdas – Saae instala macromedidores e interrompe abastecimento

11 de fevereiro de 2020 16:16

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br


Funcionários do SAAE instalando macromedidores

Para dar prosseguimento às ações do seu programa de combate e controle de perdas de água no sistema de distribuição da cidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba programou para os próximos dias a instalação de mais dois aparelhos macromedidores, que exigirão a interrupção do abastecimento em alguns bairros da zona oeste, no período das 8h às 12h.

Na quinta-feira (13), o macromedidor será instalado na entrada do Jardim Santa Bárbara, no cruzamento da avenida Dr. Américo Figueiredo com a rua Nilza Neves Zuliani. Para que essa intervenção seja realizada será necessário interromper o abastecimento no próprio Santa Bárbara e nos jardins Montreal e Tropical.

Ainda de acordo com a programação estabelecida pela autarquia, na sexta-feira (14) o outro macromedidor será instalado também na avenida Dr. Américo Figueiredo, na altura do número 2.600, nas proximidades da Casa do Cidadão Ipiranga. Para essa instalação vai ser preciso paralisar momentaneamente a distribuição de água nos jardins Ipiranga e Abatiá.

As ações do programa de combate e controle de perdas desenvolvido pelo Saae/Sorocaba incluem a instalação de macromedidores nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e nos bairros, permitindo que o volume de água distribuído e medido nas diversas regiões e bairros seja confrontado com os volumes medidos nos micromedidores (hidrômetros) instalados nos imóveis, possibilitando a detecção dos locais onde ocorrem as fugas de água e as fraudes no sistema.

O trabalho também inclui a implantação de válvulas redutoras de pressão nas redes de distribuição, que contribuem para minimizar as ocorrências de manutenções por vazamentos e consequentemente para a diminuição dos índices de perdas de água na cidade.

Uso com economia


Para que os reflexos das interrupções nas duas regiões sejam minimizados, a autarquia orienta os munícipes residentes nos bairros incluídos nas paralisações do abastecimento para que procurem manter os reservatórios dos seus imóveis com capacidade máxima na véspera das intervenções e a fazer uso da água com a máxima economia.

Assim que o trabalho de instalação dos macromedidores estiver concluído, as redes de distribuição interrompidas para o trabalho serão novamente colocadas em carga e a partir de então o abastecimento começará a ser retomado nos bairros envolvidos.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02