Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Crianças se reúnem em encontro virtual e confeccionam comedouro para atrair aves usando garrafa pet

20 de julho de 2020 8:04

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


O Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves) teve seu segundo encontro on-line na manhã do último sábado (18). Na passarinhada virtual, as crianças descobriram curiosidades e características das aves e aprenderam a confeccionar um comedouro para atrair os pássaros em casa, utilizando apenas garrafa pet, barbante e tesoura.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e o Clube de Observadores de Aves (Coaves), a ação de Educação Ambiental visa reunir as crianças e seus familiares, aproveitando essa época de isolamento social em razão da pandemia da Covid-19, e despertar o interesse delas sobre as aves.

A garotada pode aprender, por exemplo, as frutas que algumas espécies de aves mais gostam. “O sanhaço gosta de banana e mamão, mas tem outras aves que gostam de pera e melão. Dependendo do que você coloca no comedouro, vai atrair um tipo de ave. Já a semente painço atrai pardal, canarinho e pombinha”, explica o integrante do Coaves, Lucas A. Campos, um dos responsáveis pelo Coaves Kids.

Eles também aprenderam os tipos de comedouros que são possíveis fazer e os cuidados que devem ter , como a limpeza, para não juntar insetos, como formigas e besouros, e trocar os alimentos já “passados”. As crianças também puderam ver vídeos feitos por um dos integrantes do Coaves de algumas aves na natureza e ficaram encantadas.

Para finalizar, a equipe da Sema realizou uma oficina de comedouro, mostrando o passo a passo para que cada criança confeccionasse a sua. “Foi ótimo. Elas disseram que amaram fazer o comedouro e aprender o que cada ave come. Temos ficado cada vez mais surpreendidos nesses encontros virtuais do Coaves Kids. Tem sido incrível a interação delas”, declara a educadora da Secretaria do Meio Ambiente, Viviane Rachid.

Mais informações sobre os próximos encontros virtuais do Coaves Kids podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, pelo telefone (15) 3221.6643 ou pelo e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br.


Saiba mais

Fotos

1 de outubro de 2020 12:11

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02