Curso de abelhas sem ferrão será realizado no Parque da Biodiversidade

30 de janeiro de 2020 16:18

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Todas as vagas foram preenchidas

Na próxima semana, de 4 a 7 de fevereiro, será oferecido o curso gratuito sobre abelhas nativas sem ferrão no Parque Natural Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves”. As aulas, que ocorrerão das 8h às 17h, serão ministradas pelo instrutor Nivaldo Aparecido Bertelli, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Todas as vagas já foram preenchidas.

Oferecido pelo Senar, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e o Sindicato Rural de Sorocaba, o curso visa estimular a criação e conservação de abelhas nativas, além de capacitar técnicos para atuar na produção de crias, mel, cera e própolis e, também, em ações educativas.

Os alunos vão aprender sobre a situação atual da meliponicultura no Brasil; legislação; biologia das abelhas sem ferrão e as principais espécies; utilidade, produtos e os materiais usados na meliponicultura; povoamento, alimentação artificial das colônias e o manejo do meliponário; e a produção de mel e os inimigos naturais das meliponas.

O Parque de Biodiversidade é a primeira unidade de conservação de Sorocaba e está localizado na avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e abre de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail parquedabio@sorocaba.sp.gov.br ou pelos telefones (15) 3228.1256 ou (15) 3235.1130.