Curso no Parque da Biodiversidade visa incentivar a criação e a conservação de abelhas nativas

4 de fevereiro de 2020 17:28

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

A criação de abelhas nativas sem ferrão está sendo tema de um curso gratuito realizado desde esta terça-feira (4) no Parque Natural Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves”, localizado na Zona Norte de Sorocaba. O primeiro dia da capacitação foi de aula teórica, na qual os alunos aprenderam sobre a biologia desses insetos; a ecologia e o ambiente das abelhas; e a alimentação.

Oferecido pelo Senar, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e o Sindicato Rural de Sorocaba, o curso visa estimular a criação e conservação de abelhas nativas, além de capacitar técnicos para atuar na produção de crias, mel, cera e própolis e, também, em ações educativas.

As aulas, que envolvem teoria e prática, ocorrerão até sexta-feira (7) e estão sendo ministradas pelo instrutor do Senar, Nivaldo Aparecido Bertelli, técnico em agropecuária e tecnólogo superior em Apicultura e Meliponicultura.

Os alunos vão aprender sobre a situação atual da meliponicultura no Brasil; legislação; utilidade, produtos e os materiais usados na meliponicultura; povoamento, alimentação artificial das colônias e o manejo do meliponário; e a produção de mel e os inimigos naturais das meliponas.

O Parque de Biodiversidade está localizado na avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e abre de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail parquedabio@sorocaba.sp.gov.br ou pelos telefones (15) 3228.1256 ou (15) 3235.1130.