Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Curso vai ensinar famílias a produzir e comercializar hortaliças orgânicas a partir de março

20 de fevereiro de 2020 15:16

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” sediou na manhã desta quinta-feira (20) a reunião de sensibilização do curso gratuito voltado ao cultivo orgânico de hortaliças, que será ministrado pelo instrutor do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), Antonio Sarti, em Sorocaba. A partir de março, 20 alunos selecionados vão frequentar as aulas, que vão abordar desde a produção até o custo de produção e a comercialização.

O programa de Olericultura Orgânica na cidade será oferecido pelo Senar e viabilizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e o Sindicato Rural de Sorocaba.

O objetivo é realizar a formação profissional para agricultores e trabalhadores rurais para o cultivo orgânico de hortaliças, visando a obtenção de produtos saudáveis, competitivos no mercado e menos agressivos ao meio ambiente, dando ênfase à formação de agentes multiplicadores naturais.

Na reunião no Jardim Botânico, além de selecionar os 20 participantes, sendo que 12 são proprietários rurais, foram definidas as datas do primeiro módulo e o local onde será realizado todo o curso. As aulas ocorrerão numa propriedade localizada no Alto da Boa Vista. Em março, as aulas ocorrerão nos dias 16 e 17, das 8h às 17h, quando os alunos aprenderão sobre o preparo do solo.

O curso será realizado durante oito meses, com um total de 128 horas de carga horária. Os participantes ainda vão aprender sobre compostagem, produção de mudas, plantio, tratos culturais, controle de pragas e doenças, colheita e beneficiamento, custo de produção e comercialização. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones: (15) 3235.1130 ou 3224.1997.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02