Defesa Civil faz 43 anos e prestará homenagem a voluntário na entrega de cestas básicas

17 de julho de 2020 17:46

Por: Letícia Campos

arquivo

Neste domingo (19), a Defesa Civil de Sorocaba fará 43 anos de existência, auxiliando a população sorocabana nos momentos mais críticos em enfrentamento as situações emergenciais para diminuir ao máximo perdas humanas e materiais. Em 2020, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, ativou o Plano de Contingência Municipal, com apoio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e demais secretarias e entregou 8.500 cestas básicas às famílias vulneráveis cadastradas no CadÚnico, indicadas pela Secretaria da Cidadania (Secid).

Para homenagear a todos os profissionais e voluntários envolvidos no armazenamento, operação e logística para as entregas das cestas básicas é que a Prefeita Jaqueline Coutinho, com a presença do secretário de Segurança Urbana, Marcelo Carriel, e  coordenadores da Defesa Civil de Sorocaba, fará  homenagens na próxima segunda-feira (20), no 6º andar no Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, para um voluntário, Josabel Carvalho Gonçalves Júnior, que armazenou as cestas básicas doadas por uma grande rede de hipermercados e uma empresa, que faz parte do Plano de Contigência da Defesa Civil que intermediou o contato, para que este feito fosse concretizado.

Desde março, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil ativou o Plano de Contingência Municipal, por meio de solicitação da Secretaria de Cidadania (Secid) e com a liderança da Sesu e apoio das demais secretarias municipais coordenando a logística para realizar a entrega de 8.500 cestas básicas, doadas por diversas entidades e hipermercados que foram encaminhadas aos beneficiados da Campanha “Sorocaba Solidária – com solidariedade #vaipassar”.

Plano Verão

A Defesa Civil é responsável por prestar socorro à população atingida em desastres naturais. Durante o Plano Verão, um total de 477 ações e atendimentos foram feitos pelos agentes da Defesa Civil de Sorocaba, ocorrências envolvendo colapsos estruturais em edificações, quedas de árvores e muros, alagamentos, inundações, deslizamentos, erosões, incêndios, entre outros.  A Defesa Civil registrou o índice pluviométrico acumulado a marca de 1.402,20mm de chuva durante o período do Plano Verão 2019/2020.

Juntamente com o Plano Verão, a Defesa Civil de Sorocaba manteve suas atividades, realizando vistorias preventivas e emergenciais, em atendimento a população e aos órgãos públicos, totalizando 532 até o mês de junho deste ano.

Histórico

O sistema Municipal de Defesa Civil foi criado em 19 de julho de 1977, através do decreto municipal nº 2.903, por meio do qual foi definindo toda a sua estrutura e coordenação, ligado diretamente ao prefeito e contando com a delegação para convocar o apoio de todos os órgãos municipais e da comunidade para fazer frente às ocorrências emergenciais da cidade de Sorocaba.

O próprio símbolo da Defesa Civil em formato de hexágono evidencia a dinâmica operacional do sistema semelhante a uma colmeia de abelhas, onde cada um representa suas próprias funções, buscando sempre benefícios para a comunidade. No centro do hexágono, como um posto de observação e alerta permanente, tem um triangulo equilátero azul que representa os âmbitos de atuação Federal, Estadual e Municipal.