Definidas as escolas campeãs da Copa Sorocabana de Foguetes

19 de março de 2020 14:54

Por: Marcelo Macaus - PTS

A Escola Municipal Matheus Maylasky, de Sorocaba, e a Escola Estadual Prefeito Nestor de Camargo, de Barueri, foram as campeãs da Copa Sorocabana de Foguetes. Realizada no fim de semana, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a competição reuniu mais de 250 pessoas entre alunos, professores, pais, responsáveis e curiosos.

Conforme as regras da disputa, os estudantes dos ensinos fundamental, médio ou técnico tinham de construir foguetes utilizando garrafas PET. Venciam aqueles que atingissem as maiores distâncias. Foi assim com a “Matheus Maylasky”, que chegou a 216,5 metros e ficou em primeiro lugar na categoria água. Já a “Nestor de Camargo” ganhou na categoria vinagre com a marca de 202,1 metros.

Coordenador do evento, Henrique Duarte, adianta que a intenção é promover mais uma edição da Copa Sorocabana de Foguetes em março de 2021. “Vamos continuar contando com o apoio do Parque Tecnológico, mas provavelmente as disputas serão em um lugar maior, dado o sucesso deste evento”, explica.

Outra competição semelhante já agendada para agosto deste ano é a Olimpíada Paulista de Foguetes, outra vez em Sorocaba, mas em local a ser definido. O objetivo é o mesmo: incentivar e preparar os estudantes a participarem, de forma lúdica, de atividades científicas.

O coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e doutor em astronomia pela USP, João Canalle, marcou presença na Copa Sorocabana de Foguetes e elogiou a estrutura oferecida pelo PTS, assim como o evento de uma maneira geral.

Conforme o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, a Copa Sorocabana de Foguetes incentiva o trabalho em equipe e dá a oportunidade de os professores e os orientadores trabalharem habilidades socioemocionais dos alunos. “Trata-se de uma atividade importante, pois também desperta no participante a curiosidade por ciências. Assim, o Parque Tecnológico vai sempre incentivar eventos que buscam e levam ao aprendizado”, afirma.