Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

‘Dia D’ de combate à dengue mobiliza conscientização da população e remoção de criadouros pela cidade

8 de fevereiro de 2020 15:14

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br


Com o objetivo de promover a conscientização da população e também realizar uma força-tarefa na remoção de criadouros, a Prefeitura de Sorocaba realizou o ‘Dia D’ de combate à dengue das 9h às 13h deste sábado. O evento contou com a participação da prefeita Jaqueline Coutinho e de aproximadamente 300 servidores. A realização teve a concentração de pessoas na praça Cel. Fernando Prestes. Além da ação educativa, houve trabalhos técnicos como visitas casa a casa e arrastão de criadouros nas áreas mais críticas da cidade. Sorocaba já registrou 104 casos da doença e está em estado de epidemia.

Após a concentração, a prefeita e os servidores desceram até a Rua Dr. Braguinha para abordar as pessoas que caminhavam pelo Centro da cidade. Outros 19 pontos em Sorocaba, como o terminal Santo Antônio, feiras livres e os principais cruzamentos da cidade, tiveram a presença de servidores na distribuição de panfletos informativos sobre a dengue e na emissão de mensagens sobre o combate do mosquito com faixas e bandeiras nos semáforos de Sorocaba.

Para a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, o ‘Dia D’ é um momento para dar mais ênfase num trabalho que já é realizado pela Secretaria da Saúde (SES) de forma intensificada de segunda a sábado através da Zoonoses. “A missão do Poder Público está sendo feita, mas precisamos que a população se conscientize e combata os criadouros da dengue para que a doença não espalhe cada vez mais”, ressaltou.

Na praça Cel. Fernando Prestes, a população conferiu uma exposição da Zoonoses com larvas, mosquitos, jogos lúdicos sobre o tema e o “mosquitão” inflável, que chamou a atenção de quem passava. Na ação técnica de combate ao mosquito, três caminhões da Zoonoses percorreram os bairros Jd. Rodrigo, Marcelo Augusto e Luciana Maria, para realizar o trabalho de “arrastão” que tem o objetivo de remover criadouros do Aedes. Nesta região com grande concentração de casos confirmados também contou com a fiscalização dos agentes de endemias que farão o trabalho de visita casa a casa. A prefeita Jaqueline esteve presente nestas ações para conferir os trabalhos e conversar com a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Aprovação da população

A professora aposentada e moradora da Vila Carvalho, Cecília Migliari, aprovou a iniciativa da prefeitura. “Vim andando pela cidade nesta manhã e fui abordada em vários pontos de Sorocaba até chegar aqui na Praça Cel. Fernando Prestes. O evento está bonito e é importante, mas precisamos que a população aprenda a remover criadouros deste mosquito”, afirmou.

Ações pós ‘Dia D’

Além da grande ação do ‘Dia D’, as secretarias da Saúde (SES), Obras (Serpo), Meio Ambiente (Sema) e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) atuarão juntas numa força-tarefa para combater o mosquito. Os trabalhos de roçagem, limpeza de córrego e retirada de inservíveis e criadouros, serão feitos nas regiões dos bairros: Lopes de Oliveira, Vila Angélica, Cidade Jardim e Vila Hortência, entre os dias 10 e 14 de fevereiro.

Operação cata-treco

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e em parceria com a SES, realizará a operação cata-treco entre os dias 10 e 14 de fevereiro. A ação ocorrerá na região dos bairros Lopes de Oliveira, Vila Angélica, Cidade Jardim e Vila Hortência, sempre a partir das 8h.

O objetivo da operação é eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue. Os materiais recolhidos serão, em maioria, sofás quebrados, eletrodomésticos velhos que não funcionam mais, como geladeiras, fogões, tevês, ventiladores e micro-ondas. Além de tanques de lavar roupas, guarda-roupas, camas quebradas, pneus, latas e até vasos sanitários quebrados. A orientação é que os cidadãos deixem esses ítens em frente de suas casas antes das 8h, o horário de início da programação, para que possam ser recolhidos.

Programação de 10 a 14/02:

Região de Lopes de Oliveira – Dias 10 e 11/02 – das 8h às 15h30 – Lopes de Oliveira, Jardim Ipanema Ville, Jardim Califórnia, Sol Nascente, Luciana Maria, Luciana Maria II, Jardim Monterrey, Jardim Mercês, Jardim Mércia Maria, Jardim Itapoã, Jardim Rodrigo, Jardim Cecílio Manoel, Jardim Débora, Jardim Henrique, Jardim Marcelo Augusto, Chácara Reunida Maria, Jardim Sueli, Jardim Nogueira, Vila Helena, Vila Douglas Lara, Vila Ramon Lara Rodrigues, Vila João Rodrigues Bueno e Jardim Betânia.

Região da Vila Angélica – Dia 12/02 – das 8h às 15h30 – Vila Angélica, Jardim Planalto, Vila Louzada, Jardim Monte Santo, Vila Nicanor Marques, Vila Beatriz Rosa, Vila Elza, Vila Arnaldo Cunha, Vila Dionísia, Jardim Ana Maria, Vila Godoi, Jardim Imperial, Vila São Francisco, Jardim Celisa Maria, Jardim Ipanema, Vila Angélica, Vila Pereira de Souza, Jardim Tortelli, Vila Leopoldina e Jardim Rosa Maria.

Região do Jardim Simus – Dia 13/02 – das 8h às 15h30 – Cidade Jardim, Simus I, II e III, Jardim Vera Cruz, Jardim Americano.

Região da Vila Hortência – Dia 14/02 – das 8h às 15h30 – Vila Hortência, Paes Almeida, Jardim São Bento, Vila Elfrásio, Jardim Perimetral, Bairro dos Morros, Vila Granada e Vila Hortência III.


Saiba mais