Dia da Mata Atlântica é celebrado com atividade lúdica e on-line em Sorocaba

27 de maio de 2020 12:57

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Para celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica e o Dia Municipal da Floresta Atlântica (27), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), lança nesta quarta-feira (27) a edição especial do projeto “Sema vai à sua Casa. O conteúdo já pode ser acessado gratuitamente no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/sema-vai-a-sua-casa/.

O projeto “Sema vai à sua Casa” visa levar temas ambientais que normalmente são oferecidos em atividades nos parques ecológicos (que estão fechados temporariamente), de uma forma on-line, para que os pais e filhos que estão em casa neste momento de isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) possam, de uma forma divertida e lúdica, aprender mais sobre meio ambiente, além de fortalecer os vínculos familiares. Em Sorocaba, o Dia Municipal da Floresta Atlântica faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

A Mata Atlântica é o nome dado para um dos biomas brasileiros, sendo que cada bioma é definido por um tipo principal de vegetação e também por possuir animais típicos. A Mata Atlântica é uma das áreas mais ricas em biodiversidade (quantidade e variedade de espécies vegetais e animais) e mais ameaçadas do planeta e também decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988. A cidade Sorocaba está localizada numa área de transição entre o bioma Mata Atlântica e o bioma Cerrado, de modo que, apesar de muitas pessoas não saberem, a Mata Atlântica faz parte da vida de todo sorocabano.

Na atividade do projeto “Sema vai à sua Casa”, pais e filhos poderão conhecer a biodiversidade existente no bioma, as principais ameaças e como podemos ajudar a preservá-la. O conteúdo também apresenta alguns animais que existem no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” que são nativos da Mata Atlântica. Ao final, as crianças são convidadas a fazer uma máscara de um dos animais citados na atividade.

A população pode encontrar todas as atividades do projeto “Sema vai à sua Casa” no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/sema-vai-a-sua-casa/. Os temas das edições anteriores são: “Alimentando-se como os animais do zoo de Sorocaba”, “As aves de Sorocaba”, “Os peixes de Sorocaba”, “Exercitando-se como os animais do zoo”, “A água e os animais do zoo (Especial Ciclo Siete – Dia do Planeta Terra”, “A Vida dos Insetos”, “Água – O nosso recurso precioso”, “Conhecendo o Pau-Brasil (Especial Dia do Pau-Brasil)”, “Os 3Rs e o reaproveitamento de materiais domésticos”, “O Rio Sorocaba”, “Bem-Estar dos Animais” e “A floresta na minha casa”.