Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Dia do Motorista é momento de reflexão sobre a mobilidade urbana

24 de julho de 2020 15:30

Por: Fabiana Blaseck Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br


Neste sábado (25) é comemorado o Dia do Motorista, uma data para reflexão diante da grande motorização da sociedade brasileira. Somente na cidade de Sorocaba, são 503.196 veículos registrados, conforme dados de abril de 2020 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). Desse total, 321.473 são automóveis.

De 2011 para cá, houve um crescimento na ordem de quase 27% na frota de veículos da cidade. Isso traz consequências para a vida das pessoas que pode acarretar perda da qualidade de vida e maior tempo gasto nos deslocamentos diários, visto que as ruas e avenidas não se expandem nesse mesmo ritmo.

Sorocaba também possui uma das maiores taxas de motorização por habitante, ou seja, há 1,34 habitante por veículo, ao usarmos como referência a estimativa de 2019 para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o que demonstra a individualização desse meio de transporte, que traz como consequência ruas mais cheias de carros e atmosfera mais poluída pelo CO2.

Poluição atmosférica

As altas taxas de poluentes nas grandes cidades é um fator de preocupação constante, não apenas pelo efeito estufa e outras questões ambientais que o aumento dos gases causa no ambiente, mas também pelo impacto direto à saúde da população. As frotas veiculares contribuem diretamente para isso.

Nos grandes centros urbanos há um aumento no número de casos de doenças respiratórias, com reflexos nas estruturas públicas de saúde.

Mas há também boas notícias a modernização das frotas de carro no município tem garantido a manutenção dos índices de emissão de CO entre os anos de 2017 e 2018.

Mobilidade em tempos de pandemia

Desde o início da pandemia pela Covid-19, houve muitas mudanças na forma como as pessoas se deslocam no dia a dia. Um motorista atento pode aproveitar isso para encontrar meios mais seguros e eficientes de condução. Uma boa dica é manter a gentileza nos deslocamentos, cedendo espaço e conduzindo de forma tranquila, priorizando sempre o direito dos pedestres. Afinal, no trânsito, somos todos pedestres!


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02