Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Em 2019, planos de saúde geraram 3 queixas/semana no Procon-Sorocaba

22 de janeiro de 2020 19:11

Por: Vinícius Figueiredo (Programa de Estágio) Supervisão: Renato Monteiro


Crédito: Fernando Abreu

Em média, ao longo de 2019, o Procon-Sorocaba atendeu três usuários de planos de saúde por semana, descontentes com o atendimento ou serviço oferecidos pelas empresas de saúde contratadas. Dados do Procon-Sorocaba revelam que foram formalizadas 152 reclamações em 2019, média de 3 queixas por semana. Diante disso o Procon Sorocaba traz algumas orientações para os usuários que não estão completamente satisfeitos com o plano ou convênio adquirido.

Caso o consumidor tenha dúvidas, ou enfrente algum problema, deve procurar pelo Procon com toda a documentação que possuir, como contratos ou cobranças, documentos pessoais e CPF. Um técnico analisará a documentação e adotará as medidas necessárias. Também é possível tirar dúvidas e obter orientações através dos canais de atendimento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pelo telefone 0800 701 9656 ou pelo site: http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor.

É importante salientar que no momento em que o consumidor procura o Procon, é emitido um questionamento à operadora de saúde buscando a resolução do problema enfrentado. Na ausência de resposta, ou conclusão, é instaurado processo administrativo que pode, ao final, gerar penalidades ao fornecedor.

De acordo com o superintendente do Procon, Carlos Rocco Júnior, a recomendação ao consumidor começa já para o momento da contratação, “é fundamental conferir qual a modalidade de plano contratada e suas características, bem como as respectivas coberturas e área geográfica de abrangência”.


Saiba mais