Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Em dias de chuva, redobre a atenção para evitar a aquaplanagem

10 de fevereiro de 2020 9:02

Por: Fabiana Blaseck Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br


Embora o período seja de chuvas, especialmente na região Sudeste, elas, por vezes, costumam surpreender pela intensidade, o que, consequentemente, pode gerar situações complicadas que o condutor de veículo terá de enfrentar. Comprometimento da visibilidade, pista molhada e aquaplanagem, quando o motorista pode perder totalmente o controle do veículo, são algumas das situações que podem contribuir para a ocorrência de graves acidentes.

Essas condições exigem decisões seguras e comportamentos preventivos quando se busca a segurança no trânsito. Cuidar da manutenção dos pneus é uma delas. O condutor consciente deve estar sempre atento às condições dos sulcos dos pneus e nunca deixar de calibrá-los de acordo com as recomendações do manual do proprietário.

A aquaplanagem ocorre com o acúmulo e pressão da água sob os pneus. Isso faz com que seja reduzido o atrito dos pneus na superfície da pista, possibilitando a perda de controle do veículo. Por isso, em condição de chuva é necessário reduzir a velocidade e redobrar a atenção. Se sentir que está com o carro aquaplanando, de imediato, tire o pé do acelerador até que possa sentir os pneus novamente no chão.

Nessas condições, evite frear. E, em caso de necessidade, freie devagar evitando assim o travamento das rodas. Veículos com freio ABS permitem que o motorista freie com mais segurança até mesmo nestas situações.

Em curvas, o cuidado deve ser maior, pois se houver aceleração ou frenagem rápida, o carro pode ser lançado para fora da estrada.

Outra orientação importante é buscar seguir marcas de pneus deixados por outros carros, pois nestes locais o risco de acúmulo de água é bem menor. Basta lembrar o que até mesmo os pilotos de fórmula 1 fazem isso – buscam seguir o rastro dos pneus para evitar derrapagens.


Saiba mais