Em visita à Toyota, Prefeitura de Sorocaba busca incentivos fiscais ao setor automotivo

26 de fevereiro de 2021 21:59

Por: Mariana Campos

O prefeito Rodrigo Manga esteve, nesta sexta-feira (26), na fábrica da Toyota em Sorocaba, que está investindo R$ 1 bilhão na expansão da unidade para a produção do novo veículo Corolla Cross, além de gerar, nesta primeira fase, mais de 220 novos empregos na cidade.

A visita contou também com a presença do deputado federal Marcos Pereira, do deputado estadual Jorge Wilson Xerife, do presidente regional do Republicanos, Sergio Fontellas, do vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, do secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão, e dos vereadores Cristiano Passos, Rodrigo do Treviso e Fábio Simoa.

Uma das principais pautas do encontro foi a necessidade de regulamentação da Lei Federal nº 13.755, de 10 de dezembro de 2018, que estabelece requisitos obrigatórios para a comercialização de veículos no Brasil, dentre outras providências, de forma a garantir incentivo fiscal para iniciativas na área do desenvolvimento automotivo sustentável.

De acordo com a diretoria da Toyota, os incentivos fiscais regionais impactam a previsibilidade e a competitividade no mercado brasileiro, assim como refletem nos investimentos da multinacional. “Temos novos projetos, mas precisamos de mais previsibilidade para poder investir”, declara o vice-presidente da Toyota do Brasil, Celso Simomura. Atualmente, a maior parte dos incentivos, com redução do IPI e ICMS, está na Região Nordeste, enquanto na Região Sudeste não há incentivo fiscal.

O deputado federal Marcos Pereira se colocou à disposição da Prefeitura de Sorocaba e de todo o grupo para intermediar essa questão junto ao governo federal, principalmente com relação à redução do IPI sobre veículos elétricos híbridos flex (etanol, gasolina e eletricidade), beneficiando iniciativas de política de carbono zero.

A comitiva também recebeu mais detalhes a respeito da transferência da sede administrativa da Toyota, de São Bernardo do Campo para Sorocaba, que será finalizada no segundo semestre deste ano, e ainda conheceu o setor de produção de veículos na unidade local, acompanhada dos representantes da indústria, Carlos Shigueo, Thiago Sugahara, Celso Simomura e Ademir Canal.

Para o prefeito Rodrigo Manga, a Toyota é uma multinacional que gera empregos e recursos para a cidade, com impactos altamente positivos para a economia regional. “São centenas de novos empregos de qualidade nesta fábrica, que é extremamente importante e impulsiona toda a Região Metropolitana de Sorocaba”, declara. “Além disso, a Fundação Toyota do Brasil dará início a uma série de parcerias com a Prefeitura de Sorocaba para melhorias em mobilidade urbana, ciclovias e iluminação pública, sem custos ao município”, completa.

A fábrica da Toyota em Sorocaba foi inaugurada em 2012, com a produção da linha Etios. Em 2018, passou a produzir o compacto Yaris. Com o aporte de R$ 1 bilhão, a unidade está sendo modernizada e já produz o Corolla Cross, futuro SUV da marca japonesa que será lançado em breve.