Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Empreendedora sorocabana cria startup da área de saúde depois de problema com o filho

11 de fevereiro de 2020 13:45

Por: Marcelo Macaus - PTS


Ilma Laurindo segurando um microfone enquanto a plateia atrás a aplaude.

A empreendedora Ilma Laurindo, 45 anos, responde pela administração e pela gerência comercial da D’Era Saúde, startup criada no início do ano passado e que tem como finalidade conectar, de forma simples, médicos a pacientes, garantindo o direito à saúde com qualidade e preço acessível.

Incubada no PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) desde agosto de 2019, a D’Era Saúde possui atualmente 80 médicos credenciados e oferece mais de 1.700 tipos de exames laboratoriais e de imagem. O crescimento da startup impressiona – beira os 30% ao mês –, tanto que a meta de Ilma é expandir os negócios para outras dez cidades da Região Metropolitana de Sorocaba.

A ideia de criar a empresa surgiu há quase três anos, depois de a empreendedora passar por um trauma familiar. Na época ela tinha uma carreira estável na iniciativa privada, mas o filho a fez repensar os planos para o futuro. “Uma noite acordei com meu filho passando mal. Ele não conseguia respirar. Fazia um barulho horrível tentando puxar o ar. Foi assustador e desesperador”, lembra.

O trajeto da casa onde mora até a unidade de saúde é de meia hora. “Uma eternidade dada a gravidade daquilo que meu filho estava sentindo”, diz. No hospital o atendimento foi imediato. A criança foi diagnostica com uma grave crise respiratória e recebeu todos os atendimentos necessários. “Tudo acabou bem, mas eu comecei a pensar nas pessoas que não têm acesso à saúde e que morrem nas filas aguardando atendimento.”

O problema do menino levou Ilma a estudar a situação da saúde do país e ela entendeu as dificuldades que existem do lado do paciente e também do lado médico. “Vi a oportunidade de fazer chegar à população serviços de saúde de qualidade, com agilidade e preços justos”, conta. “Foi assim que surgiu a D’Era Saúde.”

A startup não cobra mensalidade. Aqueles que a procuram arcam apenas com os custos que, conforme Ilma, “são bem acessíveis”. Os serviços podem ser contratados pelo site www.derasaude.com.br – o interessado deixa o contato, indica aquilo que precisa e os atendentes retornam para o agendamento – ou pelo WhatsApp (15) 99160-6880.

Importância do PTS

A empreendedora reconhece a importância do Parque Tecnológico de Sorocaba para o desenvolvimento e a expansão da D’Era Saúde. O ciclo de aceleração oferecido fez a sua startup ter um posicionamento diferente no mercado. “Além disso, temos à disposição a excelente infraestrutura do PTS, mentores conceituados e treinamentos que nos permitem tomar decisões assertivas e adequadas a cada momento vivenciado pela empresa”, afirma.

Ilma Laurindo reconhece ainda a importância do Startup SP – maior programa de desenvolvimento de startups do Estado de São Paulo –, que será realizado, pelo quarto ano seguido, por meio da parceria entre Parque Tecnológico de Sorocaba e Sebrae.

A CEO da D’Era Saúde explica que participar do Startup SP validou a ideia de criar a empresa. “Foram quatro meses intensos e, no fim, soubemos que a oportunidade de negócio que estávamos criando teria aceitação no mercado”, recorda. “Hoje, a D’Era Saúde possibilita que pessoas que não tem convênio médico, que dependem do SUS ou que não podem pagar por uma consulta, sejam atendidas em clínicas e laboratórios particulares, acesso este que não seria possível no modelo atual da saúde.”

Planos para o futuro

O agendamento na D’Era Saúde, que hoje é feito por meio do site – que será aperfeiçoado devido ao grande número de acessos – e do WhatsApp, em breve também será por aplicativo. “Assim poderemos dar atenção àqueles que querem um atendimento mais humanizado e àqueles que são mais ligados em tecnologia”, justifica Ilma Laurindo.

O Wallet Poupança Médica – uma espécie de reserva financeira a ser utilizada quando houver a necessidade – é outra promessa para este ano. “O Wallet vai possibilitar que as micros e pequenas empresas levem aos seus colaboradores serviços de saúde a preços competitivos”, diz.

Ilma Laurindo vê a D’Era Saúde como o elo entre os pacientes e os serviços de médicos, laboratórios e diagnósticos por imagem. “Nossa pretensão é estender os serviços para farmácias e odontologia”, adianta. “Aprendemos um pouco mais a cada atendimento: sobre as necessidades dos pacientes e dos médicos que se credenciam na nossa solução. Nos preocupamos em atender, cada vez mais, com qualidade. O que queremos é evoluir dia a dia”, conclui a empreendedora.

Logo da empresa D'era, com o slogan escrito "saúde na palma da mão"

Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02