Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Encontro do Coaves Kids está agendado para este sábado no Parque da Água Vermelha

10 de março de 2020 11:34

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


O Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” vai sediar neste sábado (14), a partir das 8h, o encontro do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves). Crianças de 6 a 12 anos de idade terão a oportunidade de participar de uma manhã divertida e de aprendizado sobre a importância da conservação da natureza. A programação contará com a “Passarinhada”, na qual as crianças vão reconhecer as aves do parque e identificar quais delas ocorrem em outras áreas verdes da cidade e da região, além participar de um jogo da memória com a temática.

A ação de Educação Ambiental é realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), e visa reunir as crianças que gostam de aves, tem interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer um pouco sobre as características de algumas das espécies, suas curiosidades e papel ecológico.

Sorocaba abriga aproximadamente 300 espécies de aves e no Parque da Água Vermelha é possível encontrar cerca de 100 espécies. Esta é uma experiência diferenciada e uma grande oportunidade de aproximar as crianças da biodiversidade existente na cidade, na qual as aves podem ser observadas a olho nu ou com o auxílio de um binóculo.

Atividades dessa natureza ajudam a conhecer as aves que ocorrem nos diferentes espaços, identificar padrões de ocorrência e compreender a importância da conservação das áreas verdes para manutenção da biodiversidade. Desta forma, o Coaves Kids contribui para o protagonismo infantil e fomenta ações individuais e coletivas em prol da conservação dos ambientes naturais e urbanos nas crianças e nos seus familiares.

O ideal é que a garotada use roupas discretas, evitando cores fortes, além de usar boné e protetor solar. Crianças com menos de seis anos devem estar com um responsável adulto durante todo o evento. Os novos membros devem ir com os pais ou um adulto responsável para preencher a ficha de inscrição ou solicitar no parque via e-mail.

O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221.6643, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, ou pelos e-mails parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br e observadoresdeavesdesorocaba@gmail.com.


Saiba mais

Fotos

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02