‘Entre o Sereno e os Teares’ é ponte de partida do Passeio Cultural

12 de fevereiro de 2020 16:03

Por: Joyce Souza da Conceição (Programa de Estágio) Supervisão: Janaína Oliveira - jconceicao@sorocaba.sp.gov.br

Frente do mercado municipal

O livro vencedor do Prêmio Sorocaba de Literatura 2019, “Entre o Sereno e os Teares”, primeiro romance do escritor Carlos Carvalho Cavalheiro, é usado como referência para a realização de um passeio cultural por lugares históricos de Sorocaba, no próximo dia 29 de fevereiro, às 9h, com concentração na Praça Frank Speers (Largo do Líder). As inscrições devem ser feitas de 14 a 27 de fevereiro.

Realizado em contrapartida ao Prêmio Sorocaba de Literatura 2019, da Secretaria da Cultura (Secult), o passeio acontece por alguns dos lugares citados no livro como forma de trazer um pouco da história para mais perto do público. Ao mesmo tempo, atividade busca discutir o processo criativo da obra.

A proposta é que o roteiro tenha início na Vila Santana e percorra diversos pontos da área central da cidade como o Mercado Municipal, a Praça Carlos de Campos, a Rua Ubaldino do Amaral e arredores, a Praça Frei Baraúna, a antiga vila operária da Fábrica Santo Antônio, entre outros locais.

Ambientado nos anos 1920 e 1930, “Entre o sereno e os teares” conta a história de um malandro apelidado de Meia-Volta e uma operária e militante anarquista chamada Zilda. Do encontro entre os dois personagens surgem os pontos de ligação de dois mundos marginalizados dentro da perspectiva da “Manchester Paulista”, como era conhecida a cidade à época. Com diversas passagens e relatos de fatos e lugares, o romance se desenrola tendo Sorocaba como pano de fundo.

Para participar, os interessados devem fazer suas inscrições gratuitas pelo e-mail amascarenhas@sorocaba.sp.gov.br contendo os seguintes dados pessoais no corpo da mensagem: RG, CPF, nome completo e idade. Será aceita somente uma inscrição por e-mail. São oferecidas 30 vagas.

21 de setembro de 2020 12:02