Especial 366 anos – Prefeitura entrega 15 unidades escolares em menos de um ano

14 de agosto de 2020 15:51

Por: Bruno Rodrigues

A Prefeitura de Sorocaba entregou, em menos de um ano, 15 novas unidades escolares com capacidade total de atendimento a cerca de 2,5 mil estudantes nas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

No dia 5 de agosto de 2019, foi inaugurado o CEI-124 “Professora Maria Aparecida Moron Lopes”, no Jd. São Guilherme, oferecendo 175 vagas em creche. No dia 6 de agosto, foi entregue no Jd. Santa Marina o CEI-125 “Vereador Jorge Moysés Betti Filho” também atendendo 175 crianças. Em 7 de agosto foi a vez da inauguração do CEI-122 “Nelson Fonseca” com capacidade para 120 estudantes. No dia 8 de agosto, foi inaugurado no Parque Laranjeiras o CEI-127 “Farmacêutico Rogério Lopes”, que atende 150 alunos. Encerrando a semana de entrega de unidades, no dia 9 de agosto, a Prefeitura inaugurou o CEI-123 “Professora Maria José Rodrigues Betti Albiero”, com atendimento a 120 estudantes no Mineirão.

Em 20 de dezembro do ano passado, foi inaugurado o CEI-129 “Professora Eva Apparecida João de Freitas”, no Jd. Residencial Carandá, com atendimento para 220 estudantes. Já neste ano, em 11 de fevereiro, no Wanel Ville, foi entregue a E.M. “Professor Milton Santos” com capacidade para 120 alunos. Em 18 de fevereiro, foi inaugurado o CEI-133 “Professora Zulmea de Almeida Pellegrini”, com atendimento para 120 crianças na Vila Amato. Em 2 de março, na Vila Santa Clara, foi entregue para atender 120 estudantes o CEI-134 “Jandira Barrada da Silva”. No dia 10 de março, no Jd. Santa Isabel, a Prefeitura inaugurou o CEI-132 “Cecília Pereira Dini”, também atendendo 120 crianças com vagas em creche.

Mesmo com a pandemia, a Prefeitura de Sorocaba não deixou de concluir as obras na Educação. Em Aparecidinha foi entregue a E.M. “Antenor Monteiro de Almeida”, com capacidade para 600 estudantes. Na região do Cajuru, no Jd. Eliana, ficou pronta a unidade escolar CEI-131 “Laura da Silva Cardoso – Dona Jóia” com capacidade para 120 crianças. No Jd. Residencial Carandá, o CEI-130 “Professora Heley de Abreu Silva Batista”, que atenderá 214 alunos também já está finalizado. E no Jd. Nilton Torres, com capacidade para 120 estudantes, já está pronto o CEI-136 “Professora Rogéria Martinez Casas Ferreira”.

Demais ações na Educação

A prefeita Jaqueline Coutinho autorizou, em 2019, o chamamento de 134 auxiliares de Educação para suprir a demanda de profissionais nas creches da cidade. Sorocaba conta, atualmente, com 154 unidades e cerca de 60 mil alunos. A fim de suprir ainda mais a necessidade de funcionários nas unidades escolares, a Prefeitura iniciou, em outubro do ano passado, a abertura do concurso público na Educação para os seguintes cargos: supervisor de Ensino; diretor de escola; vice-diretor; orientador pedagógico; professor PEB 1 e PEB 2 (Português, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, História, Geografia, Inglês, Artes e Educação Física); secretário de escola; auxiliar de Educação e inspetor de aluno.

A rede municipal iniciou o ano letivo de 2020 sem professores eventuais. De acordo com a Secretaria da Educação (Sedu), isto só foi possível devido à abertura do concurso, que possibilitou atribuições de aulas realizadas em janeiro para professores contratados via CLT (PEB I e II), ampliando o vínculo dos estudantes, uma vez que, com professores eventuais, a cada 15 dias o contato com os pequenos era interrompido.
Também por decisão da prefeita, no início deste ano a rede municipal de ensino não deu continuidade ao recebimento dos materiais didáticos do Serviço Social da Indústria (Sesi), que teve o contrato concluído em dezembro de 2019. Com a descontinuidade da parceria com o Sesi, a Prefeitura deixou de custear cerca de R$ 9 milhões no material usado no ano passado.

21 de setembro de 2020 12:02