Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Estudantes do CEI-97 realizam atividade de plantio de melancias

19 de fevereiro de 2020 15:52

Por: Bruno Rodrigues


A professora, Jaqueline Diniz, realizou no CEI-97, no Piazza di Roma, o ‘Projeto Território do Plantar’, planejado e desenvolvido junto com a sua turminha de creche ll em 2019.

Como em dezembro do ano passado as aulas já estavam encerrando, as observações e acompanhamentos foram suspensos. A atividade letiva de 2020 iniciou e a professora permaneceu com os mesmos estudantes – atual turma de creche lll – podendo dar sequência na atividade e retomar as observações no canteiro. “Foi possível desenvolver vários plantios, dentre eles, com sementes de melancia”, conta a professora.

Por já terem plantado girassóis com meses de antecedência, estas flores atraíram abelhas, que ajudaram na polinização e fecundação de novas flores da melancia. Ao longo da atividade, os alunos puderam colocar as sementes nos “berços” previamente preparados e regaram com assiduidade. “Ficou notável que a germinação estava acontecendo com sucesso. Para encantamento de toda a turminha, em meados de dezembro já havia uma melancia ‘baby’ no canteiro”, destaca Jaqueline.

Durante as férias, a melancia nasceu, foi colhida e apresentada às crianças. Por meio de uma roda de conversa, elas puderam recapitular todos os cuidados do plantio que fizeram no ano anterior, além de levantar novos questionamentos. Por fim, houve o corte da fruta e uma saborosa degustação. “Estava implícito nesta atividade a participação dos alunos de forma concreta, instigante e construtiva”, comemora a professora.

Contando com a contribuição da auxiliar de Educação, Francine Camargo, que foi registrando passo a passo todo o processo de desenvolvimento, o projeto ganhou, além de uma ação prática, um importante registro para divulgação.


Saiba mais

Fotos

1 de outubro de 2020 12:11

22 de setembro de 2020 17:22

21 de setembro de 2020 12:02