Eventos esportivos movimentam turismo e economia de Sorocaba

17 de janeiro de 2020 14:22

Por: Adriana Massa

Créditos: Adriana Massa

O deslocamento de pessoas em busca de uma atividade física tem aumentado constantemente e em Sorocaba não é diferente. Os inúmeros eventos esportivos que são realizados têm impulsionado o turismo e a economia local.

Em 2019, diversas competições fizeram com que atletas, dirigentes e espectadores de todo o país passassem dias no município, aproveitando toda a cadeia de serviços: hotéis, restaurantes, passeios, compras, etc. Somente os Jogos Regionais e o JORI (Jogos Regionais dos Idosos), reuniram cerca de 12 mil pessoas. Outras competições como o Torneio CrossFit Brasil, Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados, Campeonato Brasileiro de KickBoxing e Copa SP de Vôlei, também atraíram os adeptos das modalidades esportivas. São eventos para todos os gostos.

Daniele Lopes Dias Leite, responsável pela Divisão de Fomento ao Turismo da Prefeitura de Sorocaba ressalta o potencial da cidade. “Sorocaba é acolhedora e está desenvolvendo diversos segmentos turísticos. É notório que nos últimos anos os eventos esportivos têm movimentado expressivamente o fluxo de visitantes do município e contribuído muito para seu desenvolvimento econômico”.

Se os números impressionaram no ano passado, 2020 promete ser muito melhor. Os Jogos Abertos do Interior, cuja cidade sede será Sorocaba, deverá atrair cerca de 20 mil pessoas de  todo o Estado. Este é o maior torneio poliesportivo da América Latina. Etapa do Campeonato Paulista de Duathlon, de Triathlon e do Paulista de Bicicross já foram confirmadas, além de diversas corridas de rua que ocorrem durante todo o ano.

Palco do futsal, a Arena Sorocaba recebe jogos da Liga Paulista e Liga Nacional, pois a cidade tem um dos principais times do país e do mundo, o Magnus, que conta com o apoio da Prefeitura. O tradicional Esporte Clube São Bento, time de futebol, também disputa campeonato a nível nacional. Somente em 2019, 26 jogos aconteceram no Estádio Municipal Walter Ribeiro, o CIC. O secretário de Esportes e Lazer Simei Lamarca comenta os números expressivos. “Muito mais que saúde e qualidade de vida, o esporte fomenta a cidade como um todo. Queremos atrair mais pessoas e mostrar o quanto Sorocaba está preparada para receber eventos de grande porte.” comemorou.

1 de outubro de 2020 12:11

21 de setembro de 2020 12:02